sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cabral garante Maracanã seguro, mas 600 operários trabalham no interior


Atualizado em 31/05/2013 16h11

Sob responsabilidade da Fifa desde a semana passada, estádio ainda tem ajustes. Prefeitura promete entregar obra do entorno apenas no sábado

Por Felippe Costa Rio de Janeiro

Um dia após a polêmica sobre a liberação do Maracanã para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, domingo, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, garantiu que o estádio é seguro para o público. Entregue na semana passada à Fifa, o palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo ainda conta com muitas obras no entorno e, apesar da Empresa de Obras Públicas (Emop) dizer que a reforma está 100% concluída, 600 operários trabalham no interior da arena.
- Posso assegurar que o estádio está absolutamente seguro, teremos um jogo extraordinário, uma partida com conforto para a população. No entorno, na parte interna... A Polícia Militar estará presente com todo seu efetivo - disse Cabral, durante a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle, segundo a Agência Brasil.
obras Maracanã entorno cidade (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Operários da Prefeitura trabalham nas obras do entorno do Maracanã (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)
Os 600 operários do governo permanecem no estádio cuidando da parte elétrica e hidráulica. Além deles, muitos funcionários do COL (Fifa) começaram a trabalhar nas instalações das estruturas temporárias, haverá cerca de 12 mil pessoas nos seis estádios no início do período de uso exclusivo de controle. No entorno, a obra é de responsabilidade da prefeitura do Rio de Janeiro.
- A prefeitura está concluindo obra, mas é evidente que quem for no domingo para assistir ao jogo vai ficar feliz, e quem for para olhar problema vai achar algum tipo de problema, obviamente - afirmou Cabral.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras afirmou que os trabalhos no exterior do Maracanã serão concluídos no sábado, véspera do amistoso: "A Secretaria Municipal de Obras informa que entregou à Fifa, nesta segunda-feira dia 27, a área de trânsito de pedestres do Estádio Mário Filho. Dois setores só foram liberados há menos de um mês para as intervenções da SMO, porque estavam ocupados pelos canteiros de obra e contêineres instalados para a reforma no interior do estádio realizadas pelo governo estadual. As obras do entorno seguem em ritmo acelerado, com aproximadamente 1.500 operários trabalhando em três turnos para concluir os últimos ajustes, que ficarão prontos antes dos jogos oficiais da Copa das Confederações. Com relação à ciclovia, ela foi finalizada ontem, dia 30.  O projeto 'Parque Maracanã' requalificou a área, transformando o local em um grande espaço para lazer e prática de esportes. Entre os serviços de urbanização, a SMO realizou obras de infraestrutura, novas calçadas, ciclovia, acessibilidade, iluminação e paisagismo".
obras Maracanã entorno cidade (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Cerca de 1.500 operários da prefeitura trabalham no exterior do estádio (Foto: Thiago Lontra / Ag. O Globo)
Além de operários, funcionários e voluntários da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) também trabalham no interior do Maracanã e dos outros cinco estádios da Copa das Confederações. Em nota oficial, o COL afirmou que "o período de uso exclusivo pode ser considerado como aquele que permite à organização do evento transformar um estádio 'neutro' no estádio do evento, com toda a roupagem e necessidades de infraestrutura que um torneio da magnitude da Copa das Confederações da Fifa exige. Isso inclui estruturas temporárias, sinalização, tecnologia e controle de segurança para que os estádios fiquem com o padrão". Voluntários que trabalharão para orientar os torcedores durante os jogos - sobre os lugares marcados, por exemplo - estão fazendo treinamento no estádio.
A parte externa é a que mais preocupa. Nesta quinta, uma liminar da Justiça do Rio chegou a suspendeu o jogo por “considerar que o estádio não oferece segurança para o público”. No fim da noite, a Procuradoria do Estado apresentou os laudos que faltavam para assegurar a realização da partida, e a juíza Gracia Cristina do Rosário revogou a liminar.
Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Obras entrou na fase final das obras de requalificação do Parque Maracanã. Técnicos seguem trabalhando na conclusão da ciclovia do entorno do estádio, que será de asfalto albino com pigmento vermelho, material inédito em ciclovias cariocas. Os serviços serão finalizados até o final desta semana.
Maracanã (Foto: GLOBOESPORTE.COM)Quase pronto, Maracanã ainda tem 600 operários trabalhando no interior (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Agricultor de Tupanatinga que teve as duas mãos amputadas e tem filha com síndrome pede ajuda


O nosso judiciário é uma piada ou não é?

Quase sete anos depois de uma ação ser apresentada, ainda não houve sentença do processo.
O agricultor José Vanderlei Avelino Pereira, 30 anos, após seis anos e seis meses que teve suas duas mãos amputadas, em uma discussão com familiares, no município de Buíque, no Sertão de Pernambuco, pede ajuda para comprar leite e fraldas para sua filha, portadora da síndrome de Leigh, uma enfermidade que ataca o sistema nervoso central, além de próteses para as duas mãos.

“O tratamento da minha filha só é feito aqui em Recife, no IMIP, e temos que estar aqui toda semana. Ficamos na casa de apoio aos enfermos de Tupanatinga, que fica no Bairro da Iputinga. Porém, como minha esposa está desempregada e estou sem trabalhar, recebendo apenas o beneficio do INSS, o dinheiro não dá para nos mantermos. Faltam fraldas e o leite especial da minha filha, e gostaria de voltar a trabalhar, caso conseguisse minhas próteses”, desabafa Varderlei.

No dia 31 de dezembro de 2006, o agricultor teve uma discussão acirrada com familiares, que culminou com uma briga ferrenha, vindo a sofrer golpes de foice, que ocasionaram amputações de suas duas mãos. Na ocasião, Vanderlei foi socorrido de caminhão, primeiro para o Hospital Senador Antônio Farias, em Buíque, mas não quiseram atendê-lo. Em seguida foi encaminhado para o Hospital Regional Ruy de Barro, em Arcoverde, onde limparam os ferimentos e colocaram suas mãos em um saco com gelo.

Como a unidade não tinha estrutura para realizar a cirurgia, o agricultor foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, Waldemiro Ferreira, em Caruaru, que o encaminhou para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, que também por sua vez o encaminhou para o SOS Mão.

Índios em MS voltam a ocupar sede de fazenda em Sidrolândia, diz Funai


  Atualizado em 31/05/2013 20h45

Nova ocupação foi confirmada pelo coordenador local, Jorge das Neves.
Grupo havia deixado propriedade na tarde de quinta (30) após confronto.

Do G1 MS

Pasto em fazenda é incendiado pelos índios terena na quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)Pasto em fazenda é incendiado pelos índios terena nesta sexta-feira (31) (Foto: Reprodução/TV Morena)
Índios da etnia terena voltaram a ocupar, nesta sexta-feira (31), a sede da fazenda Buriti, em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Segundo o coordenador local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Jorge das Neves, cerca de 250 indígenas chegaram à sede da propriedade por volta das 11h e estão montando barracas.
Um dos acessos à fazenda tinha sido bloqueado pelos terena, conforme informação do comando-geral da Polícia Militar (PM).
Trator em fazenda ocupada por índios terena em Sidrolândia, MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Trator pegando fogo em fazenda ocupada por
índios (Foto: Reprodução/TV Morena)
Em entrevista na tarde desta sexta-feira (31), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, confirmou a nova invasão na fazenda Buriti. Segundo ele, os índios atearam fogo no mangueiro, destruíram o restante do imóvel e queimaram pontes de acesso à propriedade.

Riedel considerou “uma fatalidade” a morte que ocorreu no confronto entre índios e policiais durante a reintegração de posse da fazenda. “Não estamos defendendo uma guerra armada”, garantiu. A entidade diz ter conhecimento de movimentação de indígenas de outras etnias em direção à Buriti.
Casa na fazenda incendiada pelos índios terena na quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)Casa na fazenda incendiada pelos índios terena na
quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)
A nova ocupação da fazenda ocorre um dia após o confronto entre os terena e policiais federais e militares durante a reintegração de posse da área. Na ocasião, um indígena de 36 anos morreu; vários índios e quatro policiais ficaram feridos. O grupo da etnia terena havia deixado a área na tarde de quinta-feira (30).
Sidrolândia 31-05 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Disputa judicial
A fazenda Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Mas até hoje a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai, mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório.

Em 2004, a Justiça Federal declarou que as terras pertenciam aos produtores rurais. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal recorreram. Em 2006, o Tribunal Regional Federal modificou a primeira decisão e declarou a área como de ocupação tradicional indígena. Produtores rurais entraram com recurso e conseguiram decisão favorável em junho do ano passado.

Outra ocupação
Nesta sexta-feira (31), aproximadamente 70 indígenas da etnia terena ocuparam a fazenda Esperança, em Aquidauana, a 143 km de Campo Grande. A ocupação foi confirmada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Não há informações se propriedades v

Quatro bombeiros morrem em incêndio em hotel no Texas


Atualizado em 31/05/2013 21h38

Fogo tomou hotel e restaurante em Houston.
Outros cinco bombeiros ficaram feridos.

Do G1, em São Paulo

  •  
Bombeiros combatem incêndio nesta sexta-feira (31) em hotel em Houston, no Texas (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)Bombeiros combatem incêndio nesta sexta-feira (31) em hotel em Houston, no Texas (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)
Quatro bombeiros morreram nesta sexta-feira (31) durante a luta contra um grande incêndio em um hotel e restaurante em Houston, no Texas, segundo a prefeitura,
Cinco outros bombeiros estavam sendo tratados em hospitais locais, segundo a porta-voz Janice Evans.
O incêndio atingiu o hotel Southwest Inn.
O chefe dos bombeiros, Terry Garrison, disse  que os bombeiros estavam procurando pessoas que poderiam estar presas sob os escombros. "Eles estavam no mais alto grau de risco possível, porque pensávamos que tínhamos alguns civis na estrutura", disse ele.
"Infelizmente, o prédio tinha muito mais fogo do que se pensava inicialmente. A estrutura desabou, e nossos membros, ao tentar salvar vidas, ficaram presos."
O Estado do Texas, onde está Houston, ainda se recupera da perda de socorristas, incluindo bombeiros e paramédicos, quando uma fábrica de fertilizantes em West explodiu em 17 de abril.

Garrison disse que a causa do incêndio estava sob investigação.
"Não há nada que possamos fazer que vai curar a dor que todos nós sentimos hoje (sexta-feira)", disse a prefeita de Houston, Annise Parker, acrescentando que a cidade irá honrar aqueles que morreram.
Bombeiro toma fôlego durante combate ao incêndio (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)Bombeiro toma fôlego durante combate ao incêndio (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)
Fachada do hotel em chamas nesta sexta-feira (31) em Houston (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)Fachada do hotel em chamas nesta sexta-feira (31) em Houston (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)
Bombeiro em meio à fumaça do incêndio nesta sexta-feira (31) em Houston, no Texas (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)Bombeiro em meio à fumaça do incêndio nesta sexta-feira (31) em Houston, no Texas (Foto: AP Photo/Houston Chronicle, Cody Duff)

Biden diz que EUA estudam tempo menor para brasileiro obter visto


Atualizado em 31/05/2013 16h15

Vice dos EUA participou de almoço no Itamaraty nesta sexta (31).
Ele defendeu ainda a intensificação nas relações Brasil-Estados Unidos.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília

Na última etapa de sua visita à América Latina, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enalteceu nesta sexta-feira (31) o papel conquistado pelo Brasil no cenário internacional e voltou a defender o desejo do governo norte-americano de intensificar as relações bilaterais com o Brasil. O vice de Barack Obama sinalizou ainda que Washington poderá vir a flexibilizar a emissão de vistos para os brasileiros que queiram viajar para os EUA.
“Já conversei com nosso embaixador [no Brasil] para encontrarmos uma maneira de passar de 12 semanas para dois ou três dias o tempo necessário para se obter um visto. Para isso, nós estamos dobrando o número de funcionários que temos à disposição em nossos consulados. Nós queremos os brasileiros viajando para os Estados Unidos, não apenas para fazer compras, mas para nos ver, para nos entender”, enfatizou Biden.
Dilma Rousseff e Joe Biden se cumprimetnam após reunião no Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma Rousseff e Joe Biden se cumprimetnam após reunião no Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Em um pronunciamento de cerca de 13 minutos no Palácio do Itamaraty, ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer, Biden sugeriu que os dois países podem reforçar suas parcerias nas áreas de energia, educação e inovação tecnológica.
Em meio à declaração oficial, o norte-americano ressaltou que a Casa Branca aguardará “ansiosa” a visita de Estado da presidente Dilma Rousseff ao país. Biden aproveitou a passagem por Brasília para formalizar o convite para que Dilma visite Washington, em outubro. Na ocasião, disse Biden, a presidente brasileira será recebida com distinção reservada a poucos países.
O vice de Barack Obama está em visita oficial ao Brasil desde a noite da última terça (28), quando desembarcou no Rio de Janeiro ao lado de sua mulher, Jill Biden. Antes de chegar ao Brasil, o norte-americano esteve na Colômbia e em Trinidad e Tobago.
Biden se reuniu na manhã desta sexta com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Ao ingressar por uma porta lateral, ele se limitou a dizer “bom dia”, em inglês, às dezenas de jornalistas que o aguardavam.
Depois da reunião com Dilma, escoltado por forte de esquema de segurança, Biden se dirigiu de carro até a sede do Ministério das Relações Exteriores, a cerca de 350 metros do Planalto. No Itamaraty, ele teve encontro bilateral com o vice-presidente da República, Michel Temer, e foi homenageado com um almoço na sede da chancelaria brasileira. O governo do Brasil ofereceu ao convidado ilustre um cardápio tipicamente brasileiro, com arroz, farofa, picadinho, banana frita, salada e panacota de cupuaçu como sobremesa.
Democracia e desenvolvimento
Ao deixar o Palácio do Planalto, depois de ter ficado reunido com Dilma por cerca de uma hora e meia, Biden conversou rapidamente com a imprensa. No diálogo, ele ressaltou que a audiência com a presidente havia sido “maravilhosa”. Mais tarde, durante declaração conjunta com Temer, o vice dos EUA elogiou Dilma e disse que, “agora”, entendia por que Obama a considera uma grande parceira.
“Hoje, tive uma discussão muita ampla com a presidente Dilma Rousseff. Ela é uma líder que está focada como raio laser nas questões que mais importam ao povo brasileiro. A boa notícia é que os assuntos que mais importam ao Brasil são também os que mais importam ao povo dos Estados Unidos”, discursou.
Biden disse ainda que um dos objetivos de sua passagem pelo país foi deixar claro que os EUA estão prontos para manter uma relação mais ampla e mais profunda com o Brasil, em áreas que vão desde o comércio de equipamentos militares e passam pela educação, comércio exterior e investimentos. “E eu não acredito que exista qualquer obstáculo que nós não possamos contornar”, destacou.
O vice norte-americano contou ter dito à presidente que “a parte mais incrível” da história do Brasil nos últimos 15 anos é que o país tem demonstrado ao resto do mundo que não é necessária uma “falsa escolha” entre desenvolvimento e democracia.
“Você vê [isso] no Egito, você vê na Venezuela, você vê no Bahrein, você vê ao redor do mundo esse debate e esse dilema acontecendo. É possível ter democracia e desenvolvimento, dos quais todos se beneficiam. E essa é a magia do que vocês fizeram aqui, o que a presidente de vocês está fazendo agora e a razão pela qual ela pode ter tão incrível influência bem além deste país”, opinou.
Biden permaneceu no Itamaraty por cerca de três horas. Ao deixar o prédio da chancelaria, às 15h03, o vice foi escudado até o seu carro pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Após entrar no veículo, o norte-americano foi conduzido por batedores do Exército e agentes secretos americanos até a base aérea de Brasília, onde embarcou de volta para os EUA.
Convite a Dilma
Responsável pela área de relações exteriores do governo brasileiro, o ministro Antonio Patriota fez um breve relato sobre a conversa de Dilma com Biden, ocorrida no final da manhã. De acordo com o chanceler, a presidente aceitou com “grande satisfação e alegria” o convite de Obama para que ela faça uma visita de Estado à Casa Branca no dia 23 de outubro.
“[Convite] Que permitirá aos dois países fazer uma avaliação do estado em que se encontra o relacionamento e aprofundar a parceria em áreas estratégicas para os dois países”, disse Patriota.
O ministro destacou que o setor de energia foi uma das pautas mais recorrentes nas conversas de Biden com as autoridades brasileiras. O vice dos EUA demonstrou grande interesse em fechar uma parceria entre os dois países para a exploração do petróleo do pré-sal.
O democrata também fez questão de ressaltar a importância das reservas de gás de xisto norte-americanas que, segundo ele, podem atender ao Brasil. Em razão das discussões sobre o setor energético, os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior) e a presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, acompanharam a audiência no Planalto.
A dirigente da estatal do petróleo, no entanto, já havia se encontrado com o vice-presidente dos Estados Unidos durante a passagem da comitiva americana pelo Rio. Conforme Patriota, enquanto montava sua agenda no Brasil, Biden havia solicitado que o embaixador dos EUA em Brasília, Thomas Shanon, intermediação um encontro dele com Graça Foster para que pudessem debater sobre a exploração do petróleo nas camadas mais profundas do oceano.

Homem que morava em carro com cadela escapa de atentado, em GO


  Atualizado em 31/05/2013 18h37

Passat foi incendiado supostamente por homens encapuzados, em Anápolis.
Vizinhos gritaram por socorro e ocupantes de veículo conseguiram sair.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Um homem que morava dentro do próprio carro, na companhia de um cachorro de estimação, em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, sofreu um atentado nesta semana. O Passat do pintor Mário de Jesus foi incendiado enquanto ele dormia dentro do veículo. Ele a cadela Faísca conseguiram escapar sem ferimentos.
O atentado aconteceu na noite da última terça-feira (28). O carro estava estacionado em frente à casa do irmão de Mário, no Bairro JK. Segundo ele, três homens encapuzados chegaram armados e derramaram gasolina no carro com ele dentro e atearam fogo.
Os vizinhos ouviram o barulho e gritaram por socorro. Mário e Faísca conseguiram fugir, mas o veículo ficou completamente destruído.
A polícia suspeita que a tentativa de assassinato possa estar ligada a um acerto de contas com o tráfico de drogas. Mas ele nega que tenha dívidas com traficantes. “Eu não devo para ninguém”, garante Mário de Jesus.
O pintor conta que está afastado da profissão desde que se envolveu com as drogas. Sem dinheiro, foi morar no carro e hoje vive da ajuda que recebe dos vizin

Vítima reencontra homem que a resgatou de enchente em Uberlândia

Atualizado em 31/05/2013 19h48

Morador de rua amarrou corda no corpo para puxar mulher em enxurrada.
Reencontro foi marcado por emoção e agradecimentos.

Daniel Mafra Do G1 Triângulo Mineiro

 Foi com um abraço apertado e com os olhos cheios de lágrimas que a dona de casa Divalci Batista Andrade reencontrou, nesta sexta-feira (31), o homem que arriscou a vida para resgatá-la da enxurrada, durante a chuva forte que atingiu Uberlândia nesta semana. Ela e a filha foram arrastadas pela correnteza por vários quarteirões, na Avenida Rondon Pacheco e só foram salvas por causa de voluntários que se arriscaram para salvá-las. “Foi emocionante, mas muito desesperador. Eu até queria encontrar quem me ajudou para poder agradecer, porque na hora eu nem olhei para o homem. Fui levada pelo Corpo de Bombeiros e não deu tempo”, disse Divalci.
Dois dias após o temporal, a equipe da TV Integração, afiliada a Rede Globo, encontrou o homem que ajudou a dona de casa. Walter Silveira de Souza é desempregado e morador de rua. Ele conta que, no momento da enchente, viu a mulher presa no poste, se segurando para não ser levada pela água. “Tínhamos receio de que ela não tivesse forças para segurar por muito tempo”, disse.
Dona de casa abraça homem que restastou da chuva em Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)Dona de casa abraça homem que restastou da chuva em Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)
Ele é meu herói, vou lembrar disso sempre."
Divalci Batista Andrade
Foi com ajuda de uma corda que o desempregado conseguiu salvar a vítima. “Nós amarramos uma corda na outra. Depois, passamos a corda na minha cintura e no poste. Tinha outras pessoas e tentei ir até a vítima”, contou. Mas, em um certo momento, a corda se rompeu e Walter também foi arrastado pela enxurrada. Porém, ele conseguiu se levantar e não desistiu de salvar Divalci, mesmo sabendo que ele também corria risco. “Tive que dar dois pulos até chegar nela. Agarrei no poste, passei a corda nela para nos sentirmos seguros até a chegada dos bombeiros.”
Walter tem 46 anos, está sem emprego e disse que mora nas ruas de Uberlândia por opção. Ele vive da ajuda que recebe das pessoas que encontra pelo caminho e gosta de andar sempre limpo e bem vestido. Antes do reencontro com a mulher que salvou, o morador de rua se emocionou e disse que gostaria de dar um abraço nela.
O reencontro emocionado foi no mesmo lugar onde Divalci foi resgatada. Depois do abraço demorado, a dona de casa afirmou que surge uma relação de amizade e gratidão. Ela não esqueceu os momentos de desespero. “Eu estava agarrada no semáforo e ele atravessou. A água começou a levá-lo e mesmo assim ele levantou, me amarrou e ficou comigo. Ele é meu herói, vou lembrar disso sempre”, contou. “Encerramos um dia maravilhoso como este diferente do dia que aconteceu a tragédia”, disse o morador de rua.
Homem tenta salvar vítima da correnteza na Avenida Rondon Pacheco (Foto: Reprodução/TV Integração)Homem tenta salvar vítima da correnteza na Avenida Rondon Pacheco (Foto: Reprodução/TV Integração)

Avião de pequeno porte cai sobre trilhos nos EUA


Atualizado em 31/05/2013 21h17

Acidente ocorreu em Linden, no estado de Nova Jersey.
Instrutor de voo e seu aluno ficaram gravemente feridos.


Investigadores observam destroços do avião nesta sexta-feira (31) em Linden, Nova Jersey (Foto: David Karp/AP)Investigadores observam destroços do avião nesta sexta-feira (31) em Linden, Nova Jersey (Foto: David Karp/AP)
Um pequeno avião caiu sobre trilhos de trem nesta sexta-feira (31) em Linden, no estado americano de Nova Jersey.
O monomotor Diamont caiu momentos depois de decolar do aeroporto da cidade. Um aluno e o

Juazeiro do Norte-CE: João Bocão foi preso de novo


31/05/2013






Demontier Tenório
Francisco de Assis Pinheiro da Silva, de 24 anos, mais conhecido como “João Bocão”, foi preso nesta quinta-feira (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)
E mais uma vez o jovem Francisco de Assis Pinheiro da Silva, de 24 anos foi preso. Trata-se do famoso “João Bocão”, que reside no bairro João Cabral e, por volta das 21 horas de ontem estava no cruzamento da Rua José de Alencar com a Avenida da Chesf, naquele bairro, armado com um revólver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos. Quando ele viu a chegada de uma equipe da FTA Motos ainda tentou correr, mas foi perseguido e preso.

Segundo a polícia, o mesmo já responde por crimes de arrombamento, furto, roubo, danos, receptação e dois portes ilegais de arma de fogo que, agora, passa a ser três. É suspeito ainda de ter tentado vingar o caso do triplo homicídio registrado na Rua José Andrade de Lavor, 2705 no bairro onde reside. No dia 29 de março tombaram mortos Maria Priscila Garcia Silva, de 19, Sebastião Oliveira da Silva, de 36, e João Victor da Silva Mendes, de 12 anos. Bocão nega a acusação de ter tentado vingar o caso.

Além disso, foi acusado de, no dia 9 de abril, ter tentado matar o jovem Evanuel Santos Sousa, de 25 anos, que o acusou ao dar entrada no Hospital Regional do Cariri. A vítima foi alvejada com um tiro no abdômen quando passava no cruzamento das ruas Francisco Martins de Sousa e Francisco Wilson Bezerra no bairro Frei Damião. João Bocão foi acusado igualmente de ter roubado um notebook que foi recuperado em sua residência onde a polícia esteve fazendo buscas.

Naquele dia, a prisão dele se deu nas imediações da Favela da Alta Tensão. Antes, no dia 27 de janeiro, no cruzamento das ruas Perpétua Carneiro da Cunha e Odílio Figueiredo (João Cabral) foi preso na companhia de Marcos Antonio dos Santos Filho, de 18 anos. A dupla trafegava em uma moto Yamaha Crypton de cor preta e, com os dois, foi encontrado um revolver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos, dois celulares e R$ 80,00 em dinheiro.

Mulher confessa que sequestrou bebê para o tráfico de órgãos, diz polícia


Atualizado em 31/05/2013 21h31

Suspeita afirmou que receberia dinheiro para sequestrar bebê em Cuiabá.
Polícia Civil procura mais um suspeito que teria arquitetado sequestro.

Dhiego Maia Do G1 MT

  •  
Suspeita confessou crime e que bebê seria levado para o exterior (Foto: Dhiego Maia/G1)Suspeita foi presa após ter sido identificada por ex-vizinha em Cuiabá (Foto: Dhiego Maia/G1)
A Polícia Civil afirmou nesta sexta-feira (31) que a mulher de 29 anos detida pela suspeita de sequestrar um bebê de um mês de idade em Cuiabá confessou em depoimento que o menino seria morto e seus órgãos doados para uma família no exterior. Jucione Santos Souza disse ainda que receberia uma quantia em dinheiro para concretizar o esquema de tráfico internacional de órgãos humanos. Conforme a polícia, a criança deixaria Mato Grosso no final da tarde desta sexta-feira. O bebê ficou um dia longe da família.
A suspeita foi presa em flagrante e será encaminhada para o presídio feminino Ana Maria do Couto May, na capital. Na Justiça, ela deverá responder pelos crimes de sequestro, cárcere privado, falsificação de documentos e pela intenção de obter lucro com o envio da criança para o exterior. A soma dos crimes passa de 11 anos de reclusão. Ao G1, a suspeita alegou apenas estar 'arrependida'.

De acordo com informações repassadas pelo delegado plantonista da Central de Flagrantes da capital, Ivar Polesso, o crime foi arquitetado por um homem que é procurado pela polícia. “Há 40 dias ela foi abordada por este cidadão dizendo que ela ganharia muito dinheiro caso ela conseguisse uma criança de até cinco meses de vida”, afirmou.
O suspeito, segundo o delegado, teria orientado Jucione a simular que precisava de um bebê para apresentá-lo a um suposto namorado que não mais residia no Brasil apenas para continuar a ser beneficiada com o pagamento de uma pensão de R$ 30 mil. À polícia, Jucione declarou que teve 15 tentativas de sequestro frustradas, até chegar à adolescente de 15 anos que acabou tendo o bebê levado por ela.
Para a polícia, a suspeita também teria sido agenciada para levar o bebê sequestrado a outro estado do país, antes de a vítima seguir para o exterior. Para não levantar nenhuma suspeita durante o deslocamento, em abril deste ano, a suspeita furtou um documento emitido por uma maternidade da capital para falsificar uma certidão de nascimento.
Certidão de Nascimento falsa do bebê apreendida pela polícia (Foto: Dhiego Maia/G1)Certidão de Nascimento falsa do bebê apreendida pela polícia (Foto: Dhiego Maia/G1)
O documento foi furtado, segundo a polícia, da casa de uma ex-vizinha de Jucione, que também estava grávida de uma menina. “Eu a conhecia há seis meses. Ela ficava na minha casa e até lavava as roupas da minha filha. Eu suspeitava uma intenção dela em querer ficar com a minha filha. Eu tive a certeza quando ela pegou o documento da minha menina”, declarou a dona de casa, Ariadne Priscila dos Santos.
Foi Ariadne quem denunciou Jucione à polícia após ver a foto dela circulando na imprensa nesta sexta-feira como a principal suspeita de ter sequestrado o bebê. Detida por uma equipe do 24º Batalhão da PM no bairro Pedra 90, a suspeita negou ter sequestrado a criança, mas acabou sendo desmentida por uma tia do bebê que reconheceu o sobrinho ainda na viatura da polícia.
Eu não tive descanso. Só queria ter de volta o meu bebê"
Adolescente de 15 anos,
mãe do bebê sequestrado
Na residência, uma equipe de investigadores da Divisão Anti-Sequestro da Polícia Civil localizou a certidão de documento falsa, roupas infantis, fraldas e o documento furtado da dona de casa. De acordo com o delegado Ivair Polesso, a suspeita apresentou a criança à família do marido dela como uma menina, para respaldar a certidão de nascimento falsa. “Ela disse que ganhou R$ 200 do suspeito que está sendo procurado para comprar roupas de menina para o bebê”, afirmou o delegado.
Ao G1, o marido da suspeita, Lenildo Silva, de 21 anos, disse apenas que ela apresentou o menino à família dele como uma 'filha'. Ele destacou ainda que a mulher não levantou nenhuma suspeita antes de concretizar o crime. “Ela chegou até mim como uma pessoa que queria construir uma família. Ela era simples, normal e humilde”, declarou.
Lenildo afirmou em entrevista ao G1, que a mulher queria viajar para a Bahia, onde estão três outros filhos dela que vivem com a avó. Ele chegou a fazer um empréstimo de R$ 2,5 mil e iria comprar uma passagem de ônibus para ela. A polícia diz que vai investigar se o bebê deixaria a Bahia rumo ao exterior.
Desespero
  •  
Mãe de bebê, adolescente de 15 anos, diz que viveu pior momento da vida (Foto: Dhiego Maia/G1)Mãe de bebê, adolescente de 15 anos, diz que viveu pior momento da vida (Foto: Dhiego Maia/G1)
A adolescente de 15 anos, que é mãe do bebê que foi sequestrado afirmou ao G1 que viveu um dos piores momentos da vida. "Eu não tive descanso. Só queria ter de volta o meu bebê", disse. Ela contou que Jucione fugiu com o filho dela na tarde desta quinta-feira (30) após se conhecerem na Praça Maria Taquara, no Centro de Cuiabá, e pegarem o mesmo ônibus até o bairro Pedra 90.
A adolescente alegou que no ponto de ônibus a mulher se aproximou dela e começou a conversar. Conforme o boletim de ocorrência registrado pela PM, a garota disse que Jucione atendeu a uma ligação e, na conversa com essa pessoa, falou que tinha encontrado a criança e que não se importava com o fato de ser menino, pois podia vestí-lo com roupas de menina.
Também teria dito que não poderia deixar de receber uma pensão no valor de R$ 30 mil. A mãe do bebê relatou que as duas desceram no mesmo ponto de ônibus quando começou a chover e elas tentaram se esconder embaixo do toldo de uma loja.
Jucione teria pegado a criança dos braços da adolescente e a obrigado a comprar um guarda-chuva, dando-lhe a quantia de R$ 100 para a compra. Ao voltar, a adolescente disse que não encontrou mais a mulher e o filho. À Polícia Civil, a garota contou que a mulher havia lhe oferecido R$ 5 mil para que emprestasse a criança à ela. Porém, segundo a polícia, a suposta negociação não teria sido concluída.
De acordo com o delegado adjunto da Divisão Anti-Sequestro, Gianmarco Paccola Capoani, a mãe do bebê deverá responder um Ato Infracional pelo descuido em relação ao filho. Ela será monitorada pelo Conselho Tutelar de Várzea Grande, na região metropolitana, e ainda vai receber acompanhamento psicológico. O órgão também ficou responsável por dar abrigo a uma filha de Jucione, uma menina de sete anos, até a localização de familiares.
Imagem do circuito interno de ônibus identificou suspeita (Foto: Reprodução/TVCA)Imagem do circuito interno de ônibus identificou suspeita (Foto: Reprodução/TVCA)

Relação entre Brasil e EUA ainda tem lacunas, diz vice de Obama

31/05/2013

Publicidade
 
FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou nesta sexta-feira (31) as relações entre Brasil e Estados Unidos, mas ressaltou que ainda há espaço a ser conquistado.
Não há obstáculo que EUA e Brasil não possam superar, diz vice
Opinião: Temer diplomata
"Ainda há lacunas entre o que realizamos juntos e o que somos capazes de fazer juntos. [...] Não há razão para que a maior economia do mundo e a sétima não possam aumentar por cinco [o volume de comércio]", afirmou Biden após encontro com o vice-presidente brasileiro, Michel Temer.
Temas como barreiras comerciais e segurança para os investidores foram tratados na conversa --o encontro durou pouco mais de uma hora e meia, no Palácio Itamaraty.
O segundo homem mais importante dos Estados Unidos voltou a elogiar o Brasil, afirmando que o país não é mais emergente. "O Brasil não está mais em desenvolvimento, é um pais desenvolvido", afirmou.
Mais cedo, Biden teve encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Depois da audiência, que durou cerca de uma hora e meia, ele disse que "não há qualquer obstáculo" que os EUA e o Brasil não possam superar. "Estamos prontos para uma relação maior e mais profunda em tudo que se refere à área militar, de educação, do comércio e de investimentos", disse.

Sérgio Lima/Folhapress
O vice Michel Temer recebe o colega americano, Joe Biden, no Palácio do Itamaraty, em Brasília
O vice Michel Temer recebe o colega americano, Joe Biden, no Palácio do Itamaraty, em Brasília
VIAGENS
Biden destacou ainda o interesse em aumentar o fluxo de brasileiros em visita aos EUA. "Não apenas para o comércio, mas para que comecem a compreender nossos problemas, defeitos", afirmou.
Antes de ir à capital federal, Biden cumpriu agenda no Rio, onde teve encontro com empresários e com a presidente da Petrobras, Graça Foster, além de realizar visita ao morro Dona Marta, na zona sul da cidade. A favela foi a primeira a ser ocupada para a criação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em 2008.
VISITA DE ESTADO
O vice-presidente brasileiro destacou a visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará aos EUA, em outubro. "Isso revela a importância dessa relação Brasil-EUA e particularmente o apreço que EUA tem pelo Brasil e o Brasil pelos EUA", concluiu.
Será a primeira visita de Estado formal de um presidente brasileiro aos EUA em quase duas décadas.
Michel Temer afirmou ainda que temas como a Síria e o conflito entre Palestina e Israel foram abordados durante o encontro. O vice brasileiro destacou ainda que lembrou ao colega americano a demanda do Brasil por uma vaga no conselho de segurança das Nações Unidas e o interesse de São Paulo em sediar a feira mundial em 2020.

Sérgio Lima/Folhapress
O vice dos EUA, Joe Biden, cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante visita ao Palácio do Planalto, em Brasília
O vice dos EUA, Joe Biden, cumprimenta a presidente Dilma Rousseff durante visita ao Palácio do Planalto, em Brasília

Estudante cego enfrenta falta de estrutura em universidade no PA


  Atualizado em 31/05/2013 10h29

Pedro Michel Platini dribla dificuldades dentro e fora dos muros da UFPA.
'Universidade não apoia aluno com deficiência', diz professor.

Luana Laboissiere Do G1 PA
17 comentários
Sem estrutura na universidade e na pópria casa, Pedro Michel estuda onde é possível. (Foto: Luana Laboissiere/G1)Sem estrutura na universidade e na pópria casa, Pedro Michel estuda onde é possível. (Foto: Luana Laboissiere/G1)
O estudante Pedro Michel Platini tem 28 anos e é aluno do segundo período no curso de matemática da Universidade Federal do Pará, em Belém. Porém, ao contrário dos outros acadêmicos, não tem livre acesso a todos os espaços do campus e ao conhecimento compartilhado pelos professores durante as aulas de laboratório. Deficiente visual, Michel não consegue contar com a ajuda do acervo de mais de 80 mil obras da biblioteca central da instituição para estudar.
O aluno ingressou na UFPA pelo sistema de cotas, adotado pela instituição desde 2011. Durante o processo seletivo, Michel fez as mesmas provas que os demais alunos – a diferença está no formato: os estudantes com deficiência visual contam com provas feitas em tamanho ampliado, transcritas em braile ou através de um programa de computador que transforma texto em áudio.
Porém, após ser aprovado, o aluno enfrenta dificuldade em estudar. Faltam livros e professores preparados para conduzir as aulas de forma que ele possa acompanhar os demais colegas. “Eu não participo das aulas de laboratório em informática, por exemplo, porque não tenho aproveitamento. Não há nem equipamento, muito menos software adequado. O professor está até checando uma alternativa, mas enquanto isso, não faz muito sentido ser ouvinte numa aula em que a parte prática é evidente”, denuncia.
Universidade deficiente
Para Michel, o primeiro semestre de 2012 foi o mais difícil. Nas duas avaliações iniciais o aluno contou apenas com o que ouviu em sala de aula para fazer as provas, o que resultou em duas notas 4,5. Faltando dois dias para a terceira avaliação ele recebeu material em braile, e conseguiu uma média 9. Na avaliação final, com tempo para estudar, terminou o semestre com 9,5.
Professor Márcio Nascimento faz críticas aos colegas de profissão na UFPA. (Foto: Luana Laboissiere/G1)Professor Márcio Nascimento não poupa críticas
aos colegas de profissão na UFPA.
(Foto: Luana Laboissiere/G1)
“Acredito que a maior dificuldade que esse aluno enfrenta não se encerra apenas na questão do acesso limitado a material especializado, e sim em encontrar professores que estejam dispostos a sair da sua zona de conforto para buscar novas metodologias e promover uma inclusão real desse e de outros alunos em condição semelhante”, critica Márcio Lima do Nascimento, professor doutor em Sistemas Dinâmicos, que lecionou para a turma de Michel no ano passado.
Com quase duas décadas de docência na UFPA, o professor critica a falta de preparo da universidade para a educação inclusiva. “O caso do Michel só confirma o despreparo da instituição diante da inclusão de alunos com as mais variadas deficiências. E, para a nossa surpresa, a maior resistência não parte dos outros alunos, mas dos professores, que direcionam suas explicações apenas para aqueles que enxergam. Os docentes, fundamentais nesse processo, não discutem e não querem discutir a inclusão”, complementa.
“O próprio Pedro Michel confessou, certa vez, que em algumas aulas, ele era ignorado, tratado como se não existisse na sala”, revela o professor Nascimento.
"Universidade não está capacitada", diz diretora
O estudante universitário percorre os corredores da biblioteca central da UFPA, que não dispõe de livros didáticos transcritos em braile para  pessoas com deficiência visual. (Foto: Luana Laboissiere/G1)O estudante universitário percorre os corredores da biblioteca central da UFPA, que não dispõe de livros didáticos transcritos em braile para pessoas com deficiência visual. (Foto: Luana Laboissiere/G1)
Na cidade universitária da UFPA circulam 45 mil pessoas todos os dias. O local passa por um processo de adaptação para acessibilidade que deve ser concluído ainda em 2013. Além do espaço físico, a instituição também procura o acesso pedagógico através do Núcleo de Inclusão Social, criado em 2012 para ajudar universitários com deficiência. Esta mudança, porém, segue em ritmo mais lento: o espaço ainda funciona em um espaço provisório, dentro da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG).
“O trabalho está no início, e por essa razão ainda lidamos com entraves estruturais e de recursos humanos. Estamos em busca de um espaço físico próprio, além de contratar pessoal especializado para integrar a equipe que temos, formada por poucos docentes e técnicos. O resultado efetivo poderá ser sentido a médio e longo prazo”, explica Lúcia Harada, diretora de ensino da PROEG e coordenadora do Núcleo.
O próprio Pedro Michel confessou, certa vez, que em algumas aulas, era ignorado, tratado como se não existisse na sala"
Professor Márcio Nascimento
A coordenadora, porém, reconhece as deficiências apontadas por professores e alunos. “É fato que nós, profissionais da UFPA, sobretudo professores, não estamos capacitados para nesse momento lidar com a questão do aprendizado do aluno com deficiência que estuda na instituição”, afirma. Harada assume ainda que desconhece o número e a situação dos estudantes com deficiência distribuídos nos 11 campi localizados nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Soure, Tucuruí e na capital paraense.
Enquanto a instituição estuda medidas para sanar o problema, Michel convive com as limitações impostas pela universidade que, segundo ele, são maiores que as do glaucoma que levou à perda total de sua capacidade visual, em 2009, quando cursava medicina no mesmo campus onde hoje tenta estudar. “Vir aqui na biblioteca é sempre muito estranho. Uma euforia que acaba em decepção, sabe? Pegar os livros, grandes, volumosos e ficar imaginando o que tem dentro... É triste saber que muita coisa ali eu vou continuar sem conhecer. Pensar que tem um mundo todo à disposição para os alunos, mas não para os cegos como eu”.
Desafio de ensinar
O que mantém viva a esperança do estudante nas mudanças que podem ocorrer e tornar sua formatura possível é o incentivo que vem de professores como Adam Oliveira, ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), que se ofereceu para lecionar geometria espacial a Michel e sua turma. “É a primeira vez que dou aulas a um cego. Além do desafio, é uma oportunidade única que vai contribuir para o meu aperfeiçoamento docente”, revela.
"Ao dar aula para ele, na verdade, quem mais aprende sou eu", garante o professor Adam Oliveira. (Foto: Luana Laboissiere/G1)"Ao dar aula para ele, na verdade, quem mais
aprende sou eu", garante o professor Adam Oliveira
(Foto: Luana Laboissiere/G1)
A dedicação do professor de 27 anos o levou a pesquisar metodologias que pudessem facilitar a compreensão do conteúdo e buscar parcerias como a da Unidade Técnica José Álvares de Azevedo, administrada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), referência em educação para deficientes visuais na capital paraense.
“Na minha disciplina, a questão visual é muito exigida. Eu falo de definição de sólidos como prisma, cilindro, paralelepípedo. Para não ficar só nos desenhos, o que tornaria o assunto de difícil entendimento para o Michel, eu trago sempre para a realidade da nossa sala de aula, para que ele possa se situar de maneira concreta sobre o assunto que está sendo tratado”, detalha o professor “Ao dar aula para ele, na verdade, quem mais aprende sou eu”, confessa.
Driblando dificuldades
Ao sair de casa, no bairro da Cabanagem, Pedro Michel enfrenta uma trilha de obstáculos: palafitas, terreno instável e lixo. (Foto: Luana Laboissiere/G1)Ao sair de casa, no bairro da Cabanagem, Pedro Michel enfrenta uma trilha de obstáculos: palafitas, terreno instável e lixo. (Foto: Luana Laboissiere/G1)
Michel foi batizado como Platini para homenagear um jogador de futebol francês, mas a intimidade com o esporte não passa da certidão de nascimento. “Quando eu era mais criança até tentei jogar bola com os outros garotos, mas como já não enxergava muito e não tinha nenhuma intimidade com a ‘redonda’, desisti. Tenho dois pés esquerdos”, brinca. Para ele, a seleção ideal tem gênios da ciência na escalação: nomes que vão desde o físico alemão Albert Einstein, passando pelo microbiólogo Louis Pasteur, o matemático francês Blaise Pascal, e os clássicos gregos Arquimedes e Pitágoras. Também não podem faltar o físico dinamarquês Niels Bohr, o químico neozelandês Ernest Rutherford, o cientista tcheco Gregor Mendel e o matemático italiano Fibonacci.
Nascido em uma família sem recursos, Michel conta que reclamava de fortes dores de cabeça e nos olhos durante a infância, consequências de uma elevada pressão intraocular diagnosticada tardiamente e que levou à perda gradual de sua visão. Por enxergar pouco, procurava sentar-se sempre na primeira fileira na escola. O hábito se manteve até a universidade. “Quando eu percebi que já estava muito difícil poder ver, resolvi levar para as aulas um aparelho de MP4 para gravar as explicações dos professores e memorizar os assuntos”, conta.
Ágil com o pincel atômico, o estudante faz cálculos e demonstrações matemáticas. (Foto: Luana Laboissiere/G1)Ágil com o pincel atômico, o estudante faz cálculos
e demonstrações matemáticas.
(Foto: Luana Laboissiere/G1)
Porém, chegar até a universidade é um desafio comparável aos estudos: Michel mora em uma área de ocupação no bairro da Cabanagem, no limite entre os municípios de Belém e Ananindeua. Construído em madeira, o imóvel onde vive em companhia da esposa Rulthany, de 32 anos, e do vira-latas Beethoven, tem apenas dois cômodos e alguns poucos móveis.
Quando está de folga, o estudante divide seu tempo entre black metal, desenhos animados e a cozinha. Para estudar, Michel se senta no sofá e, quando precisa, vai ao quadro branco posicionado em cima da cama do casal, para fazer cálculos e demonstrações matemáticas.
Ao sair de casa, ele precisa caminhar sobre uma passarela de tábuas, evitando buracos, lixo, lama e uma série de desníveis até chegar na rua principal, onde fica a parada de ônibus. Apesar das quedas e tropeços, Michel não desanima. “Mesmo com esse problema, tenho sonhos como qualquer outra pessoa. Já realizei alguns deles: estou investindo em uma nova carreira, tenho a minha casa própria e uma companheira ótima. Eu ainda quero ser pai e seguir estudando para entrar no mestrado, depois no doutorado e no que ainda mais vier”, diz.
O professor Nascimento garante que o sonho é possível. “Ele é um aluno excelente, com grande potencial de seguir carreira acadêmica, seja na pesquisa ou na docência. Posso afirmar com tranquilidade que, com base no conhecimento que tem, já está pronto para lecionar no ensino básico da matemática. As demais potencialidades, com toda certeza, ele irá aperfeiçoar ao longo do curso”, acredita o professor, um dos muitos admiradores que Pedro Michel Platini conquistou na sua trajetória pela busca do conhecimento.
Em companhia da esposa Rulthany, Platini traça planos para o futuro. (Foto: Luana Laboissiere/G1)Em companhia da esposa Rulthany, Platini traça planos para o futuro. (Foto: Luana Laboissiere/G1)
tópicos:

Incêndio atinge Mercadão de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio


Atualizado em 31/05/2013 17h01

Cerca de 4 lojas de 20 metros quadrados pegaram fogo.
Cinco equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local.

Luís Bulcão Do G1 Rio

Incêndio atinge Mercadão de Jacarepaguá (Foto: Divulgação/ Centro de Operações)Incêndio atinge Mercadão de Jacarepaguá (Foto:
Divulgação/ Centro de Operações)
Um incêndio atingiu o Mercadão de Jacarepaguá, na Taquara, na Zona Oeste do Rio, por volta das 14h desta sexta-feira (31). Três equipes do quartel de Jacarepaguá e duas equipes da Barra da Tijuca foram enviadas ao local para conter as chamas. Uma pessoa foi encaminhada ao hospital por ter inalado fumaça, mas sem gravidade, segundo os bombeiros.
O mercadão fica na altura do número 1.430 da Estrada dos Bandeirantes. Foram atingidas quatro lojas com cerca de 20 metros quadrados cada uma. Às 15h20, as chamas já haviam sido controladas e bombeiros permaneciam no local para o rescaldo.
O fogo teria inciado em uma loja de plástico e atingiu outras quatro lojas ao lado. Luiz Fernando da Silva, 24 anos, vendedor, estava atendendo um cliente quando começou correria na loja à frente. O local, que estava cheio, foi imediatamente foi tudo evacuado. O sistema antiincêndio do prédio não funcionou e quem estava próximo precisou improvisar para tentar conter as chamas. Os bombeiros levaram 20 minutos para chegar ao mercadão.
Leitor registra fogo
O leitor André Abreu filmou o local do incêndio e enviou as imagens ao VC no G1 (veja no vídeo acima). Ele conta que sua mulher, Neia Abreu, estava no local quando o fogo teve início.
“Minha esposa estava no salão [de beleza] que tem dentro do mercadão. Ela disse que um rapaz passou com extintor na mão gritando ‘fogo’. Quando ela olhou para o corredor, o teto estava desabando e o fogo estava vindo de cima”, diz André. “Ela saiu correndo e me ligou. Está grávida de 9 meses, amanhã vamos ter o neném. Eu saí desesperado e nos encontramos na porta do mercadão, bem onde registrei as imagens.”
Mercadão de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, foi atingido por incêndio (Foto: Luis Bulcão/G1)Mercadão de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, foi atingido por incêndio (Foto: Luis Bulcão/G1)

Moradores de Uberlândia precisam de doações após a chuva


  Atualizado em 31/05/2013 14h12

Temporal alagou e destruiu vários pontos da cidade na última quarta (29).
Limpeza continua nas principais avenidas da cidade, segundo secretário.

Do G1 Triângulo Mineiro

Chuva Uberlândia maio (Foto: Fernanda Resende/G1)Avenidas Rondon e Minervina têm prioridade na
limpreza urbana (Foto: Fernanda Resende/G1)
O trabalho para limpar as ruas de Uberlândia depois do temporal da última quarta-feira (29) continua. Na manhã desta sexta-feira (31) diversos funcionários da Prefeitura e algumas secretarias se uniram para tentar minimizar os estragos e dar seguimento ao que já pode ser consertado. Mas não é somente esta questão que tem preocupado, já que várias famílias tiveram prejuízos e perderam móveis e utensílios básicos. Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho conta com o apoio da população e está arrecadando donativos.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso, as prioridades são as Avenidas Rondon Pacheco e Professora Minervina Cândida de Oliveira. “Essas duas vias são o coração da cidade e precisam estar limpas para que os motoristas possam transitar com tranquilidade”, disse.
Na Professora Minervina Cândida de Oliveira, próximo ao Viaduto Eleusino Rezende Vieira, os funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgosto (Dmae) retiraram placas de asfalto que foram arrancadas pela força da água. A lama também tomou conta da pista.
Na Avenida Cesário Crosara troncos de árvores quebrados e restos de galhos impediram o tráfego de veículos e dificultaram a travessia até mesmo dos pedestres. “A gente concorda que também teve muita árvore na cidade e o estrago foi muito grande. Mas está atrapalhando os pedestres a passarem. O pedestre tem que passar no meio das árvores caídas para ir trabalhar”, contou o comerciante Ismar Simão Curi.  
Veículos ficaram cobertos pela água (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)Vários pontos da cidade ficaram alagados com a
chuva (Foto: Vanessa Cruvinel/Arquivo pessoal)
Ao longo da avenida também há muita sujeira como galhos nas calçadas, lama no asfalto e muitos bueiros entupidos. “Já tem dois dias que está dessa forma esse local”, comentou o auxiliar operacional, Alexandre Souza.
Já na Avenida Rondon Pacheco, uma das principais da cidade e a mais afetada depois dos 120 mm de água da chuva, ainda há muitas placas de asfalto soltas. Alguns trechos da via, inclusive, foram interditados e sinalizados com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran).
Campanha de doações
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho está arrecadando donativos para as famílias que foram prejudicadas. De acordo com o secretário da pasta, Murilo Ferreira Alves, oito equipes da secretaria e da Defesa Civil fizeram várias visitas nesta quinta-feira (30) para contabilizar as famílias que precisam de ajuda.
Moradores contam com solidariedade para superar perdas em Uberlândia (Foto: Pedro Reis)Moradores contam com solidariedade para superar
perdas em Uberlândia (Foto: Pedro Reis)
Dentre os principais locais que sofreram prejuízos em relação à perda de móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos estão os bairros Shopping Park, Jardim Brasília, Daniel Fonseca, Maravilha, Assentamento da Paz e José Maria Ribeiro. “As notificações aumentam todos os dias, pois as pessoas estão se organizando e agora a gente percebe que o impacto em residências foi maior do que se esperava”, comentou.
Os itens imprescindíveis para atender imediatamente as famílias identificadas são geladeira, fogão, sofá, colchão, cobertores, calçados, roupas (principalmente agasalhos), leite longa vida e alimentos não perecíveis. Os produtos estão sendo recolhidos em uma central no Bairro Lagoinha e também nas companhias da Polícia Militar (PM) em Uberlândia.
Mais informações pelos telefones (34) 3226-6389 e (34) 3226-6968.

Cotada para A Fazenda 6, Sheylla Mello empina o bumbum em ensaio


20130531131512_meio
20130531131358_meio
(Foto: Daniel Andrade/Funk na Veia)
Sheylla Mello, dançarina do grupo Tigresas do Funk, mostrou sua beleza e sensualidade para as lentes de Daniel Andrade em um ensaio sexy para o site Funk na Veia.
A gata que deve representar o estado do Ceará no concurso Miss Bumbum Brasil 2013.
A gata que deve representar o estado do Ceará no concurso Miss Bumbum Brasil 2013, aparece nas fotos empinando seu belo bumbum em fotos provocantes.
A Tigresa Sheylla Mello aparece nas fotos empinando seu belo bumbum em fotos provocantes.
Além de entrar na disputa pelo título de bumbum mais bonito do Brasil, a Tigresa Sheylla Mello também está cotada para participar da sexta edição do reality show A Fazenda, da Rede Record.
Fonte: Visto Livre

Filhote de hipopótamo nasce no zoológico de Belo Horizonte

Atualizado em 31/05/2013 15h30

Os pais são Toquinho e Geriza.
Filhotes nascem com peso entre 25 e 55 quilos.

Pedro Triginelli Do G1 MG

Um filhote de hipopótamo nasceu na noite desta quinta-feira (30) no zoológico de Belo Horizonte. Os pais são Toquinho e Geriza, que chegaram ao local em 1975 e 1991, respectivamente, informou a Fundação Zoo-Botânica. O bebê passa bem e está sob os cuidados da mãe. Ainda segundo o zoológico, não foi possível identificar o sexo do filhote porque ainda não houve intervenções no contato dele com a mãe, e sim observações a distância.
Hipopótomo passa grande parte do tempo na água. (Foto: Pedro Triginelli/G1)Hipopótomo passa grande parte do tempo na água. (Foto: Pedro Triginelli/G1)
A bióloga chefe da Seção de Mamíferos do Jardim Zoológico de Belo Horizonte, Valéria Pereira, explicou que a mãe e o filhote ficam boa parte do tempo na água. “A fêmea está protegendo seu filhote, é um instinto natural”, disse sobre o comportamento. Ela contou ainda que o bebê mama debaixo d'água.
Com relação à alimentação do novo morador do zoológico, Valéria diz que é responsabilidade da mãe por enquanto. “Vamos monitorar o comportamento do filhote. Por enquanto, ele vai se alimentar só do leite materno", contou.
Mãe e filhote nadam juntos. (Foto: Pedro Triginelli/G1)Mãe e filhote nadam juntos. (Foto: Pedro Triginelli/G1)
De acordo com o zoológico, a gestação durou em torno de oito meses e, geralmente, os filhotes nascem com peso entre 25 e 55 quilos, podendo atingir até 4,5 toneladas na fase adulta. Os hipopótamos vivem em média 40 anos.

Professores pedem adiamento de votação em reunião com apenas cinco vereadores


31/05/2013






Madson Vagner
Compareceram apenas os vereadores Gledson Bezerra (PTB), Cláudio Luz (PT), Tarso Magno (PR), João Borges (PRTB) e Zé Ivan Leiteiro (PTdoB). (Foto: Agência Miséria)
Os professores da rede pública de Juazeiro do Norte lotaram a galeria da Câmara para pedir o adiamento da votação do Projeto de Lei (PL) que altera o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério juazeirense.

A decepção da reunião, realizada na quarta-feira (29), ficou por conta da pequena presença dos vereadores. Compareceram apenas os vereadores Gledson Bezerra (PTB), Cláudio Luz (PT), Tarso Magno (PR), João Borges (PRTB) e Zé Ivan Leiteiro (PTdoB), ou seja, cinco dos 21 parlamentares da casa.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), Mazé dos Santos, lamentou a atitude dos vereadores que não compareceram a reunião, considerada de grande importância para a classe.

O vereador Gledson Bezerra (PTB), reconheceu a necessidade da realização de outras reuniões para discutir o assunto. Segundo Gledson o prefeito alega que os recursos do FUNDEB já estão com de 87% da folha, mas ressalta que é preciso uma comprovação do comprometimento. “Eu não me sinto convencido, por não ter nenhum elemento comprobatório de que realmente existe esse comprometimento. Então se continuar da forma como está, eu voto contra a matéria,” disse Gledson.

O vereador Cláudio Luz (PT), voltou assumir um posicionamento contrário, mas ressaltou que, caso, a matéria passe irá sugerir algumas emendas. Para Cláudio a mensagem atinge não só os professores, mas todas as categorias de servidores. “O fato é que se os professores forem derrotados, nada vai impedir do prefeito encaminhar alteração no PCCR dos guardas municipais, agentes de transito e outros servidores. Então na verdade essa é uma luta de todos os servidores que precisam estar ao lado dos professores para barrar esse ataque,” disse Cláudio.

A direção do Sindicato enviou ofício para a prefeitura na tentativa de abrir uma linha de diálogo com o executivo, mas, até a data da reunião, não obteve resposta.

(Colaboração Nildenia Damasceno)

Brejo Santo-CE: Mais um morre eletrocutado ao ligar bomba injetora


31/05/2013






Demontier Tenório
Polícias acionaram o rabecão para trazer o corpo a fim de ser necropsiado no IML de Juazeiro (Foto: Agência Miséria)
O corpo do motorista Joaquim de Oliveira Santos, de 47 anos, foi encontrado nas águas do açude Angico em Brejo Santo por volta das 20 horas desta quinta-feira. Ele morava no Sitio Vieira na zona rural daquele município e saiu de casa às 16 horas para acionar uma bomba injetora de água. Três horas após, familiares estranharam a demora no retorno e avisaram à polícia que se juntou a estes nas buscas pelas redondezas.

Por volta das 20 horas o corpo foi encontrado boiando dentro do açude e perto da bomba d’agua que Joaquim foi ligar. Provavelmente, houve um vazamento de corrente e a vítima sofreu uma descarga elétrica caindo nas águas e morrendo. O Sargento Dos Santos e os Soldados Edinaldo e Alves que estiveram no local acionaram o rabecão para trazer o corpo a fim de ser necropsiado no IML de Juazeiro.

Próximo a Brejo Santo, no último dia 16 de maio, Isaac Bernardo dos Santos, de 25 anos, também foi vítima de descarga elétrica no Sítio Jatobá em Porteiras. Na época, parentes informaram que o mesmo se encontrava em sua oficina onde consertava bicicletas e foi fazer um reparo na rede elétrica. Ao tocar em um fio descascado tomou um choque e morreu.

Juazeiro do Norte-CE: Dupla rouba moto e é presa 15 minutos depois


31/05/2013






Demontier Tenório
Willy Oliveira dos Santos, de 18 anos, foi preso e o menor de iniciais J. W. B. S., de 13 anos foi apreendido (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)
Numa ação rápida da Força Tática de Apoio (FTA) Motos em apenas 15 minutos após o roubo, uma moto foi recuperada por volta das 16 horas desta quinta-feira em Juazeiro do Norte. O dono do veículo, André Luiz dos Santos, de 29 anos, residente no bairro Antonio Vieira, disse que foi abordado por dois jovens armados na Avenida Padre Cícero, imediações da Cajuína São Geraldo.

A dupla tomou sua moto Honda NXR 150 Bros de cor vermelha e fugiu. Imediatamente, o rapaz acionou a polícia e a equipe da FTA Motos ia saindo do quartel do 2º BPM. No caminho encontraram dois rapazes em uma moto com as características da que havia sido roubada e decidiram abordar quando o piloto ampliou a velocidade passando a ser perseguido.

Moto roubada pela dupla (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

À altura da Avenida Carlos Cruz e já notando que a placa coincidia com a do veículo roubado conseguiram interceptar. Foi preso o jovem Willy Oliveira dos Santos, de 18 anos, residente no bairro Santa Tereza, e apreendido o menor de iniciais J. W. B. S., de apenas 13 anos, residente no bairro Santa Tereza. Além da moto, os PMs apreenderam com a dupla o aparelho celular da vítima.

      Momentos antes, outra moto já havia sido recuperada por militares do Ronda do Quarteirão na Avenida Aílton Gomes, imediações do Posto Total (Lagoa Seca). Uma Honda CG 125 Fan KS de cor vermelha, ano 2010, e placa NQV–2951, inscrição do Ceará, ali se encontrava abandonada. Segundo a policiam, tinha sido roubada na noite de quarta-feira de uma jovem de 29 anos residente no bairro São Miguel em Crato.

       Já na madrugada de hoje, na Rua São Lázaro, 142 (Triângulo), policiais do Ronda abordaram Cícero Firmino da Silva, de 42 anos, residente na zona rural de Juazeiro. Ele pilotava uma moto Yamaha YBR de cor preta com o chassi raspado. Só que a placa dela batia em uma moto Honda CG 125 Fan KS de cor vermelha, ano 2010, e placa NPS-0854, inscrição de Pilar (PB). O veículo foi entregue na delegacia de Juazeiro.