terça-feira, 30 de abril de 2013

Médicos implantam traqueia artificial em criança nos EUA


Atualizado:

Em uma foto divulgada sem data, os médicos Philipp Jungebluth, à esquerda, e Paolo Macchiarini inspecionam a neotraqueia implantada em Hannah Warren
Foto: The New York Times
Em uma foto divulgada sem data, os médicos Philipp Jungebluth, à esquerda, e Paolo Macchiarini inspecionam a neotraqueia implantada em Hannah Warren The New York Times
Médicos conseguiram implantar com sucesso, nos Estados Unidos, uma traqueia artificial feita com fibras plásticas e células-tronco da paciente, uma menina de dois anos e meio que nasceu sem o órgão. A técnica nunca havia sido implantada em uma criança tão jovem. A menina tem uma rara deficiência, letal na grande maioria das vezes, e desde que nasceu respirava por aparelhos. Depois da cirurgia, feita dia 9 no Hospital Infantil de Illinois, a menina conseguiu unir os lábios pela primeira vez, até então separados pelo tubo que usava para respirar.
Trata-se da sexta cirurgia no mundo de implante de neotraqueia, um dos mais recentes avanços da engenharia de tecidos, área de pesquisa que depende do domínio das técnicas de manipulação das células-tronco, aquelas com poder de se transformarem em células de qualquer outro tecido, neste caso, da traqueia. O primeiro órgão sob medida totalmente funcional foi a traqueia produzida com as células de uma mulher vítima de câncer, em 2008, na Espanha. Em 2011, cinco meninos mexicanos, que haviam sofrido sérias lesões e perdido a capacidade de urinar, receberam o transplante de uretras novas a partir da mesma técnica.
Para fazer a nova traqueia da menina, a coreana-canadense Hannah Warren, a equipe do médico Paolo Macchiarini confeccionou um tubo de plástico com meia polegada de diâmetro e banhou a peça em uma solução com células-tronco da medula óssea de Hannah, segundo reportagem do jornal americano “New York Times”. Em seguida, incubaram a neotraqueia em um dispositivo do tamanho de uma caixa de sapatos chamado de biorreator. O implante ocorreu depois que as células se cultivaram o suficiente para impregnar o plástico.
— O transplante de Hannah mudou completamente o que pensava sobre medicina regenerativa — disse Macchiarini em declaração ao jornal americano, que é cirurgião no Karolinska Institute, na Suécia.
Depois de implantadas no corpo, os médicos suspeitam que as células-tronco impregnadas no plástico mandam sinal para o organismo de que é hora de mandar novas células para terminar a regeneração do órgão artificial. Como usa células do paciente, não são necessários remédios contra rejeição, um obstáculo para quem recebe um transplante de órgão doado.
O rosto de Hannah terá que encarar um longo processo de reabilitação até ela respirar normalmente pela primeira vez. Seus médicos acreditam que novas cirurgias serão necessárias até a criança ser capaz de comer pela boca e falar. Daqui a quatro anos, a equipe médica estima também que terá que implantar uma nova traqueia, para acompanhar o crescimento da menina.
No Brasil, a responsável pelo Laboratório de Engenharia Celular do Hemocentro de Botucatu, Elenice Deffune, faz ressalvas em relação ao plástico usado por Macchiarini — um polímero com resistência, flexibilidade e adaptação ideais aos tecidos vizinhos. O laboratório em que ela trabalha desenvolve pesquisa para tornar possível o transplante de traqueia de doadores. Sem o plástico, a alternativa é usar a traqueia de um cadáver. Mas, neste caso, para eliminar a chance de rejeição, ocorre um processo de remoção das células da traqueia, e o que sobra é apenas um arcabouço de cartilagem, este sim usado como Macchiarini faz com o polímero. Em Botucatu, já conseguiram limpar as células da traqueia de um coelho. A próxima fase será provar que elas não causarão rejeição num transplante em animais.
— O desejo de Macchiarini é industrializar a técnica. Desenvolvendo uma traqueia de polímero, ele pode patentear o produto e atrelar a técnica a uma indústria de alto custo — pondera Elenice. — Acredito que, nos próximos cinco a oito anos, o caminho será usar o arcabouço de um órgão doado.
Antes de usar o polímero, Macchiarini foi responsável por desenvolver várias técnicas para limpeza das células da traqueia de um doador. Já a equipe de Elenice se debruçou sobre os manuais do cientista para simplificá-los. A pesquisa com os coelhos pode provar que é possível secar traqueias de forma mais barata, usando um processo que envolve uso de radiação, detergentes especiais e focos de luz. A intenção é fazer, no futuro, um banco de traqueias, a exemplo do que ocorre com outros tecidos, mas que em vez de catalogar os órgãos de acordo com tipo sanguíneo, use-se as dimensões da traqueia. Pessoas feridas por armas de fogo ou vítimas de câncer, por exemplo, poderiam recorrer ao transplante.

Pais são suspeitos de sequestrar filha de família adotiva em MT, diz polícia

Atualizado em 30/04/2013 21h41

Menina de 8 anos vivia com família adotiva em Cuiabá desde que era bebê.
Segundo a polícia, mãe é suspeita de ter sequestrado outro filho em 2010.

Dhiego Maia Do G1 MT
Comente agora
O desaparecimento da menina dominicana, Ida Verônika Feliz, de oito anos, completou cinco dias nesta terça-feira (30). Investigações da Polícia Civil apontam que os pais biológicos da menina são os principais suspeitos de mandar sequestrar a garota da casa em que ela vivia com a família adotiva, em Cuiabá.
De acordo com o delegado da Divisão Anti-Sequestro de Mato Grosso, Flávio Stringueta, a ficha criminal dos pais biológicos de Ida levantou a suspeita. “Tudo indica que são eles. As investigações levam sempre aos pais na autoria [do crime]”, revelou o delegado.
Segundo Stringueta, a mãe da garota foi presa em janeiro de 2007 em flagrante com comprimidos de ecstasy. Ela cumpriu pena por tráfico de drogas e ficou na cadeia até dezembro de 2009, quando foi beneficiada com a progressão de regime. Na época, em vez de cumprir o que determinava as regras do benefício, ela fugiu e, até o momento, é considerada foragida da Justiça.

Ainda de acordo com as investigações, a mãe da garota é suspeita de sequestrar, em 2010, outro filho biológico dela. “Ela também subtraiu o filho de outra família adotiva”, revelou o delegado. O garoto tinha três anos quando foi sequestrado de outra família adotiva na cidade de Tubarão, em Santa Catarina.
Já o pai de Ida, um italiano, também chegou a ser preso por tráfico de drogas. Ele cumpriu pena de dois anos na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso (PCE) e depois foi expulso do país para a Itália.
Nesta segunda-feira (29), a Polícia Internacional (Interpol) foi acionada pela Polícia Civil de Mato Grosso para auxiliar nas investigações que apontaram, até o momento, a intenção dos criminosos em deixar o país com a garota. Os pais biológicos de Ida, um italiano e uma dominicana, não mais residem no Brasil. A Interpol também vai poder apontar o paradeiro do casal.
Eles perderam a guarda da criança quando a deixaram em um quarto de hotel em Cuiabá. Na época, Ida Verônika tinha apenas quatro meses de vida e foi cuidada por uma camareira do hotel. Meses depois, após uma decisão da Justiça, a mãe da camareira obteve a guarda provisória da menina.
Ida Feliz foi sequestrada da casa da família adotiva há 4 dias (Foto: Reprodução/TVCA)Ida Feliz foi sequestrada da casa da família adotiva há 5 dias
(Foto: Reprodução/TVCA)
O G1 entrou em contato com a Embaixada da República Dominicana em Brasília. O órgão disse que tomou conhecimento do caso pela imprensa e que só irá se manifestar após a conclusão das investigações da polícia. A embaixada do país caribenho informou ainda que iniciou uma apuração paralela sobre a vida pregressa dos pais de Ida. O resultado da apuração será enviado para o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Sequestro
A garota foi levada à força de casa na última sexta-feira (26) por um homem armado que teve acesso à residência da família alegando estar interessado em comprar um terreno localizado na mesma rua. De acordo com a única testemunha do sequestro, a irmã adotiva de Ida, Daniele de Siqueira, quando o suspeito avistou a menina, ele a puxou pelo cabelo e a levou para um carro.
O único contato do sequestrador com a família adotiva ocorreu horas depois do fato por meio de uma mensagem em tom ameaçador enviada para o celular da mãe adotiva da garota. A polícia informou que a mensagem foi enviada de um celular em Matupá, cidade a 696 quilômetros de Cuiabá.
Uma mulher emprestou o aparelho para um homem sem saber qual era a intenção dele. Segundo a polícia, ela foi interrogada e o suspeito já é procurado na região. Quem tiver pistas do desaparecimento de Ida Verônika Feliz pode comunicar a polícia pelo Disque-Denúncia, no número 197.

PM diz que não sabia de sequestro ao atirar em carro de vítima no ES


Atualizado em 30/04/2013 14h10

Mulher morreu baleada dentro de porta-malas do próprio carro, na Serra.
Investigação militar fica pronta em 40 dias e perícia, em 30.

Amanda Monteiro Do G1 ES
18 comentários
Um inquérito policial militar foi aberto para analisar as condutas dos quatro policiais envolvidos na morte de uma gerente comercial vítima de sequestro-relâmpago, na noite desta segunda-feira (29), na Serra, Grande Vitória. O resultado deve sair em 40 dias. Nesta terça-feira (30), o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra, coronel Nylton Rodrigues, informou que os policiais não sabiam que havia reféns no veículo e reforçou que os suspeitos começaram a atirar. O caso, também, está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil.
Vítima de sequestro ao lado do marido, a mulher morreu baleada dentro do porta-malas do próprio carro durante uma troca de tiros entre três criminosos e a polícia. O casal foi abordado em um semáforo na noite desta segunda-feira (29), na saída do bairro Civit, na Serra. O marido da vítima, que preferiu não se identificar, disse que ficou amarrado dentro do carro. Além da mulher morta durante a troca de tiros, um dos suspeitos também morreu. Segundo a polícia, um criminoso conseguiu fugir e outro ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Dório Silva. A vítima ainda foi socorrida pelo esposo e levada ao Pronto Atendimento (PA) de Serra Sede, mas não resistiu.
Investigação Militar
O coronel disse que somente os laudos poderão dizer de quem foi a responsabilidade pela morte da mulher, mas lamentou o fato. "De qualquer forma, a ocorrência foi muito mal sucedida porque nada justifica a morte de um cidadão de bem", afirmou o coronel Nylton.
Os policiais não foram afastados e permanecerão em serviço, segundo o comandante, até que se tenha consistência das responsabilidade deles. As armas utilizadas no tiroteio foram recolhidas e entregues no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ), e passarão por exames. No local do crime, a polícia apreendeu duas armas que estavam com os suspeitos e também foram entregues.
Investigação Civil
O laudo da perícia, que vai dizer de onde partiram os tiros que atingiram a mulher, tem previsão de ser concluído em 30 dias. Segundo o delegado Fabrício Dutra, a polícia vai analisar os depoimentos e os laudos, cruzando as informações. Se houver necessidade, os envolvidos poderão ser ouvidos novamente.
Apesar do carro da polícia estar atrás do veículo onde a mulher foi atingida por tiros no porta-malas do veículo, o delegado Fabrício Dutra afirma que não há como ter certeza de que os tiros que atingiram a vítima partiram dos policiais. "O disparo não corre reto. Temos disparos que partiram dos suspeitos e foram revidados. Só a perícia vai informar quais perfurações vieram de qual arma, de dentro para fora ou de fora para dentro", explica.

Perseguição
Segundo o comandante da PM, um sargento, que tinha acabado de sair do serviço e estava fardado, viu um movimento suspeito e começou a seguir o veículo. Ele tentou contato com o 190, mas a bateria do telefone caiu. No caminho, encontrou um carro da PM perseguiu os suspeitos ao lado de um cabo e dois soldados. "Os policiais tinham a informação de que dois suspeitos saíram em alta velocidade em direção a estrada de chão, não sabiam que era um sequestro, nem que havia vítimas no carro", conta o coronel.
Segundo a polícia, os suspeitos atiraram oito vezes contra os policiais e dois tiros atingiram o carro da PM. As armas recolhidas que seriam dos suspeitos são duas pistolas. Segundo o boletim de ocorrência, a arma do sargento tinha sete tiros deflagrados; a de um soldado, oito. Outro soldado estava com duas armas, uma metralhadora, com cinco tiros deflagrados, e uma pistola, com três.
Carro atingido por tiros. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Carro atingido por tiros.
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Sequestro
O casal foi abordado pelos três criminosos na saída do bairro Civit, na Serra, e foi levado até uma estrada de chão, entre os bairros Divinópolis e São Marcos. No local, o marido tentou negociar a liberação da esposa, mas os suspeitos perceberam a aproximação da polícia e o colocaram, novamente, no carro e fugiram. Neste momento, começou a troca de tiros. A perseguição continuou até a Rua Elisio Miranda, no bairro Nossa Senhora da Conceição, ainda na Serra, quando o suspeito perdeu o controle do carro e bateu.
O marido da vítima disse que a ação da polícia deveria ter sido diferente. “Colocaram minha esposa dentro do porta-malas e me amarraram para eu não reagir. Eu só pensava em proteger ela. A polícia podia ter emparelhado o carro e segurado, sem dar tiros. Mas houve essa troca de tiros, que acertou a minha esposa”, disse.

Acidente envolvendo micro-ônibus interdita via na Zona Leste de SP

Atualizado em 30/04/2013 19h56

Radial Leste foi liberada no sentido bairro às 18h50, informou CET.
Corpo de Bombeiros informou que 29 pessoas foram atendidas.

Do G1 São Paulo

Acidente envolvendo micro-ônibus interdita via na Zona Leste de SP. Segundo os bombeiros, 29 pessoas receberam atendimento no local do acidente. (Foto: Gero/Futura Press/Estadão Conteúdo)Acidente envolvendo micro-ônibus interdita Radial Leste (Foto: Gero/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Um acidente envolvendo dois micro-ônibus interditou a Rua Dr. Luiz Ayres, a Radial Leste, no cruzamento com a Avenida Engenheiro Ardevan Machado, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, na tarde desta terça-feira (30), segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A via foi totalmente liberada às 18h50.
(Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito em São Paulo agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.)
Segundo os bombeiros, 29 pessoas receberam atendimento no local do acidente. Elas foram socorridas para os prontos-socorros São Mateus, Tide Setubal, Nardini e Santa Marcelina. Um homem de 65 anos acabou levado ao Hospital das Clínicas pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, com trauma no tórax.
Acidente na Radial Leste (Foto: Arte/G1)
Duas das vítimas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para o Hospital Nardini. Segundo a assessoria do hospital, elas passam bem. Jéssica Leal Arruda, de 21 anos e Rosivaldo Souza Reis, de 39 anos, deram entrada no pronto-socorro às 17h. A jovem sofreu uma contusão no joelho esquerdo e fará um raio-x. O homem será avaliado por um ortopedista, pois sofreu um trauma na coluna.
No hospital Santa Marcelina, há seis vítimas do acidente sendo atendidas. A assessoria informou que são quatro mulheres, um homem e um bebê com menos de um ano. Ninguém corre riscos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que oito pessoas com escoriações leves foram encaminhadas ao Pronto-Socorro Tide Setubal e ainda estavam em atendimento no início da noite. Um homem de 19 anos foi levado ao Hospital Professor Doutor Waldomiro de Paula, em Itaquera. Ele ainda passa por atendimento, não há registro sobre o estado dele.
Até as 18h, não havia informações sobre o estado de saúde dos outros feridos. A colisão ocorreu por volta das 15h30 no sentido bairro da via. A CET acredita que um dos veículos passou no semáforo vermelho, provocando o acidente. Um micro-ônibus bateu na lateral do outro e um poste de sinalização caiu.
Ônibus é retirado de via na Zona Leste de SP (Foto: Roney Domingos/G1)Ônibus é retirado de via na Zona Leste de
São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)
Trânsito
A CET recomenda que o motorista evite a Radial Leste, na altura do acidente, por causa da interdição da via. Como alternativa, é possível seguir pelo Túnel Aguia de Haia e entrar à direita na Avenida José Pinheiro Borges.
Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), empresa responsável pelos ônibus municipais da capital, os veículos envolvidos no acidente atendem as linhas 3796/10 (Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera) e 3721/41 (Shopping Center Leste Aricanduva – Metrô Itaquera).
Outro acidente
O Corpo de Bombeiros informou que, às 17h15, houve outro acidente envolvendo ônibus na capital paulista. Dessa vez, a colisão ocorreu na Avenida 9 de Julho com a Avenida Brasil, na Zona Sul de São Paulo. Quatro equipes dos bombeiros foram enviadas ao local. Dezessete pessoas tiveram ferimentos leves, de acordo com a corporação.
Acidente bloqueava trecho da Radial Leste na tarde desta terça (Foto: Reprodução/TV Globo)Acidente bloqueava trecho da Radial Leste na tarde desta terça (Foto: Reprodução/TV Globo)
 

INSS determina que Suzane von Richthofen devolva R$ 44 mil à União


  Atualizado em 30/04/2013 21h00

Decisão foi em caráter administrativo e caso ainda pode parar na Justiça.
Ela recebeu por 2 anos pensão pela morte dos pais, mas foi condenada.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

Suzane Richtofen teve pedido de transferência negado (Foto: Reprodução/TV Globo)Suzane Richthofen (Foto: Reprodução/TV Globo)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou que Suzane von Richthofen devolva a quantia de R$ 44,9 mil aos cofres públicos. O valor, já corrigido, se refere a pensões recebidas entre 2002 e 2004 pela morte dos pais. O governo quer de volta o dinheiro uma vez que ela foi condenada em 2006 pelo assassinato de ambos.
A decisão, divulgada nesta terça (30) pelo INSS, ocorreu em caráter administrativo na Gerência Executiva de São Paulo. Ainda cabe recurso à decisão. Caso Suzane não devolva os valores, a Procuradoria Federal do INSS deve entrar com ação na Justiça.
Suzane está presa desde novembro de 2002 pela morte dos pais Marísia e Manfred von Richthofen, no dia 31 de outubro daquele ano. Quatro anos depois do crime e quando já estava presa, Suzane foi condenada a 39 anos.

Segundo dados do INSS, ela recebeu entre 31 de outubro de 2002 e 3 de novembro de 2004 o valor corrigido de R$ 17.640,32 pela morte da mãe. No mesmo período, recebeu R$ 27.334,44 (em valores atualizados) pela morte do pai. O benefício só foi encerrado porque ela completou 21 anos, como prevê a lei.
Conforme a assessoria da Previdência, o ministro Garibaldi Alves determinou que o INSS pedisse os valores de volta por considerar uma "injustiça" que uma pessoa condenada pela morte dos pais recebesse pensão. O INSS já pede na Justiça devolução de valores relativos a acidentes de trânsito, por exemplo, caso de confirme que o condutor estava embriagado.
Além disso, o Ministério da Previdência enviou proposta de projeto de lei para proibir pessoas condenadas pelo assassinato dos segurados de ser beneficiários de pensões. A proposta está em andamento na Comissão de Seguridade Social da Câmara.

Hospital investiga divulgação de imagens de paciente internado


Atualizado em 30/04/2013 19h18

Fotos mostram rosto desfigurado de vítima de acidente aéreo.
Homem seria o piloto do avião que se acidentou na última sexta, 26.

Ingrid Bico* Do G1 PA

Segundo bombeiros, pessoas sairem com vida foi "milagre" (Foto: Thais Rezende/ G1)Segundo bombeiros, pessoas sairem com vida de
acidente ocorrido em Belém no dia 26 foi
"milagre" (Foto: Thais Rezende/ G1)
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência em Ananindeua (HMUE), na Região Metropolitana de Belém, está investigando se fotos de um paciente que foram veiculadas em redes sociais e aplicativos de compartilhamento de imagens em telefones celulares da capital foram tiradas dentro do hospital. As imagens, que seriam do piloto Paulo Vicente Cancela, internado após acidente envolvendo um monomotor em Belém no dia 26, são chocantes e mostram o rosto do paciente antes e depois da cirurgia.
Há ainda outra foto, que mostra o piloto na sala de cirurgia, despido e ensanguentado. Ao lado do paciente, há pelo menos três pessoas vestidas com uniformes onde é possível ler “Bloco Cirúrgico”. Uma delas segura um celular na direção do rosto do piloto.
Segundo o hospital, não é possível afirmar que as fotos tenham partido de dentro da unidade médica, embora o paciente permaneça internado em estado gravíssimo desde o dia do acidente, impossibilitando que imagens do pós-operatório tenham sido feitas em qualquer outro lugar. Uma sindicância foi instaurada para investigar o caso, mas até o momento nenhum funcionário foi identificado como sendo autor das imagens.
Internet
Segundo a diretora da Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DRCT), Beatriz Silveira, veicular este tipo de imagem pode ser considerado crime. “Esse tipo de veiculação pode atingir tanto a honra do paciente quanto de seus familiares, uma vez que se trata de divulgação de imagem sem autorização. Assim, pode caracterizar os crimes de injúria e difamação, previstos no Código Penal Brasileiro”, esclarece.

De acordo com Silveira, este tipo de atitude pode até mesmo gerar um processo indenizatório, caso a família da vítima decida acionar os responsáveis na justiça. E isto vale tanto para quem tirou as fotos quanto para o hospital, que seria a instituição responsável pelo paciente. “É válido ressaltar que esse tipo de conduta pode gerar a obrigação de indenizar, em razão de danos morais sofridos por quem teve sua imagem divulgada indevidamente”, afirma.
No caso das redes sociais, a delegada explica ainda que é possível identificar a origem das publicações. “Na maioria dos casos é possível identificar de onde partiram as postagens, em sites e redes sociais”, assegura. Além disso, compartilhar as fotos também pode ser caracterizado como crime. “Mas para isso, a família da vítima teria que se manifestar contra a pessoa que compartilhou ou divulgou a foto”, diz.
MAPA_acidente-aviao_belem_300 (Foto: Editoria de Arte / G1)
Violação
Se a foto tiver sido feita dentro das dependências do Hospital Metropolitano, a atitude poder ser qualificada como violação de sigilo profissional, além de crime contra a honra do paciente. É o que explica a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Luanna Tomaz: “Dependendo de quem tirou a foto, pode ser violação de sigilo profissional, crime contra a honra, utilizar a imagem de forma devida, dentre outros. Claramente quem tirou a foto, se foi algum profissional do hospital ou policial, violou o código de ética profissional, e pode até ser exonerado, suspenso ou advertido”, completa.
Para ela, a principal medida a ser tomada nestes casos é abrir um diálogo entre os profissionais e a administração do hospital. “Acima de tudo, vale a questão do hospital ter um diálogo com os profissionais,  informando que não pode acontecer esse tipo de coisa, expor o ser humano a uma situação assim. Isso é absurdo e cada vez mais comum. Recentemente vimos em vídeos pessoas que agridem ladrões. Crianças vão ter acesso, várias pessoas vão ter acesso, e isso estimula a violência, o desrespeito às pessoas, ao piloto e à própria família dele. Viola o direito da pessoa de preservar a sua imagem no momento vulnerável”, ressalta.
A advogada esclarece que, em casos como este, os responsáveis pela divulgação inapropriada podem ser acionados legalmente. “A ação judicial vale para quem tirou e quem divulgou, no caso, as pessoas que compartilharam esse tipo de foto [nas redes sociais]. A família pode mover uma ação cível contra a pessoa [que tirou a foto] pela forma que ele [o piloto] foi exposto, mas depende de como a foto foi obtida. Se foi dentro do hospital, existe uma questão ética. Dentro do hospital, a preservação do paciente é o principal, e cabe sim até mesmo uma indenização”, garante.
Trauma familiar
Para a psicóloga Ivani Vidal de Oliveira, a família do paciente provavelmente precisará de uma “atenção profissional” para lidar com a exposição de um momento como este. “A família provavelmente vai precisar de uma atenção psicológica, porque a vida de alguém que eles amam está jogada numa rede social como se fosse uma imagem qualquer. Imagens de tragédias não são banais. Quando divulgam este tipo de coisa, ninguém mede as  consequências para a família. E ver um parente nessa situação é muito traumático”, explica.
Isso é perversidade da imagem, e é tão brutal quanto um dano físico"
Ivani Vidal de Oliveira, psicóloga
Segundo ela, ainda que seja apenas uma foto, a exposição da tragédia é tão prejudicial como um dano físico.
“A gente se assusta com casos brutais de violência, mas acaba com a vida de uma família no momento em que participa de um ciclo como este, de compartilhar imagens de uma tragédia pessoal. Isso é perversidade da imagem, e é tão brutal quanto um dano físico”, assegura.

De acordo com a psicóloga, a insensibilidade é uma característica dominante neste caso, já que há uma divulgação indiscriminada da imagem de uma pessoa que não tem relação direta com os usuários das redes sociais. “A grande questão é que atualmente, parece que a normalidade virou patologia. Todo mundo compartilha tudo com todo mundo, e aí caímos na questão da insensibilidade”, comenta.
“É como se comemorassem apenas as tragédias: todo mundo para no trânsito para olhar um
acidente, uma pessoa ferida ou até mesmo morta. Parece uma atitude tão automática, que
é como se você precisasse do sofrimento e da tragédia alheia para ver que o ‘outro é pior
que eu, que não sofro sozinho’. As pessoas estão mais ligadas ao noticiário ruim do que às
coisas boas. Quando você tem uma notícia ou alguma coisa boa, você esconde. Por medo, por inveja, por diversos fatores que te fazem não querem compartilhar aquela alegria. Então hoje, ninguém mais divide o que é bom”, finaliza.
O G1 tentou contato com o irmão de Paulo Cancela, mas ele não quis comentar o fato.
* Colaboraram Natália Mello e Gil Sóter

Flamengo acerta com dupla do XV e espera fazer anúncio em breve


  Atualizado em 30/04/2013 20h35

Volante Diego Silva e atacante Paulinho devem ser os primeiros reforços vindos do chamado ‘mercado emergente’. Clube aguarda apenas assinaturas

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
25 comentários
Paulinho XV de Piracicaba Bragantino (Foto: Michel Lambstein / XV de Piracicaba)Paulinho, do XV de Piracicaba, acerta com Fla
(Foto: Michel Lambstein / XV de Piracicaba)
Marcelo Moreno não é o único reforço acertado com o Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro. Assim como o atacante do Grêmio, que depende apenas de detalhes burocráticos para ser anunciado, o Rubro-Negro conta com as chegadas do volante Diego Silva e do atacante Paulinho, ambos do XV de Piracicaba, para o restante da temporada. Clubes e jogadores já chegaram a um acordo e o anúncio deve ser feito nos próximos dias.
A busca por reforços sem expressão nacional fez com que o Flamengo aumentasse ainda o número de contratações previstas, que ultrapassará cinco. Além de Marcelo Moreno, Diego Silva e Paulinho, a diretoria está confiante também no acerto com Roger Carvalho, do Bologna, da Itália. Este, porém, não será o único zagueiro a ser contratado. Um lateral-direito e dois homens para o meio-campo também fazem parte do planejamento.

Destaques do XV de Piracicaba no Paulistão, Diego Silva, de 23 anos, e Paulinho, de 24, são as primeiras apostas rubro-negras no “mercado emergente”, como tem chamado a diretoria. Recentemente, o vice de futebol, Wallim Vasconcelos, admitiu que o clube se espelha em exemplos bem sucedidos como Ralf e Paulinho, no Corinthians. Bruninho, do Atlético Sorocaba, é outro jogador que chamou a atenção no Estadual de São Paulo e está sendo observado.

Compasso de espera por Marcelo Moreno

A terça-feira não foi de muitas novidades na negociação envolvendo Marcelo Moreno. Após chegar a um denominador comum com o atacante, o Flamengo tem um acerto verbal com o Grêmio e aguarda apenas coloca-lo no papel para anunciar oficialmente a contratação. O boliviano chegará à Gávea por empréstimo até o fim de 2013, com opção de compra em outubro.

Três barragens de médio porte estão sendo construídas em Santa Filomena



As máquinas contratadas trabalham a todo vapor na construção de três barragens de porte médio no município de Santa Filomena. As obras fazem parte de um pleito do prefeito Pedro Gildevan Melo  (PSD) junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, através da Codevasf e do programa de combate a seca do Governo Federal.
No início da tarde de domingo (28) o prefeito Gildevan Melo, na companhia do vereador Geandro Vasconcelos, esteve visitando as obras da primeira barragem na comunidade do sítio Bom Jesus, a três quilômetros do centro da cidade de Santa Filomena.
Em conversa com os moradores da região o prefeito Gildevan anunciou que na tarde da segunda-feira (29), uma equipe se deslocaria para a vila Queimada Nova, próximo ao Campo Santo, para iniciar a segunda barragem, e a outra deverá ser iniciada ainda esta semana no sítio Pau D’árco.
Com essas obras o município de Santa Filomena vai melhorar ainda mais a sua oferta de água para o consumo humano e para os rebanhos. Apesar das chuvas que caem na região, as comunidades de Santa Filomena ainda sofrem muitos problemas de abastecimento. (Ascom PMSF)  

Promotor de Ipubi cobra providência ao município com os animais soltos nas estradas e ruas


Os animais soltos nas estradas e vias públicas do município de Ipubi e nos distritos de Serra Branca e Serrolândia vêm trazendo muitos transtornos para aquela população, inclusive provocando acidentes com vítimas fatais, como informa o Blog Bruno Morais.
Diante desse problema que também afeta todos os municípios do Araripe, o Ministério Público de Pernambuco, através do Promotor de Ipubi, Dr. Fernando Della Latta Camargo, solicitou a retirada de animais soltos.
A promotoria ainda cobra ao município ipubiense que promova a aplicação da multa prevista no Art. 5º da Lei Estadual nº 14.625. Fica também determinado que Ipubi faça campanhas educativas objetivando conscientizar a população dos riscos da criação e circulação de animais em estado de soltura às margens de rodovias e nas ruas.
O Promotor ainda solicita que fique sob responsabilidade da prefeitura o recolhimento e que disponibilize locais adequados para permanência dos animais.

Funcionários do Banco do Brasil fazem paralisação de 24 horas em todo o país



Os clientes do Banco do Brasil (BB) só poderão fazer operações e serviços bancários nos caixas eletrônicos e pela internet nesta terça-feira (30). Os funcionários do BB cruzarão os braços por 24 horas em todo o país em protesto contra o novo plano de carreira adotado pela instituição. Os sindicatos exigem a abertura de negociações e reclamam que o plano foi implementado sem consulta aos trabalhadores.
As principais reclamações dizem respeito à redução de adicionais para os cargos em comissão e para as funções gratificadas. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) que representa os bancários, o novo plano reduz o adicional de função gratificada de seis horas e do adicional de função de confiança para os comissionados que trabalham oito horas.
A Contraf criticou ainda a nova fórmula de cálculo do valor de referência (VR), usado para definir os reajustes salariais nas progressões profissionais. Segundo a entidade, o VR, que era considerado o piso salarial para cada cargo, foi transformado em teto. Dessa forma, adicionais de mérito e outras verbas não poderão ser incorporados ao salário dos trabalhadores comissionados porque o VR ultrapassaria o valor correspondente ao cargo.
Em vigor desde fevereiro, o novo plano de carreiras do Banco do Brasil definiu dois tipos de cargo: os comissionados, com jornada de oito horas, e os demais, com seis horas diárias. Os bancários alegam que funcionários que ocupam cargo em comissão foram obrigados a aceitar jornadas e salários menores e que os atuais cargos comissionados não serão mais preenchidos por funcionários com o mesmo salário
De acordo com o Banco do Brasil, foi dada a opção para que os funcionários permanecessem nas funções de confiança ou optassem pela jornada de seis horas. A instituição cita ainda pesquisas internas que mostrariam que a maioria dos trabalhadores está satisfeita com o novo plano.

Conab negocia compra de lote remanescente de milho. Ouricuri será contemplado



Mais de 26 mil toneladas de milho em grãos foram adquiridas nesta segunda-feira (29) pela Conab para atendimento aos produtores e criadores rurais da região Nordeste. O volume é remanescente de outra operação, realizada no último dia 19, quando a estatal negociou a compra de a 43,9 mil das 70,3 mil toneladas pretendidas.
produto ensacado será entregue pelos fornecedores diretamente nos polos de armazenagem dos municípios não contemplados na operação anterior: na Bahia, segue para Ponto Novo (2,2 mil t) e Remanso (500 t); no Maranhão, para Imperatriz (5 mil t); em Pernambuco, para Arcoverde (1,2 mil t) e Ouricuri (400 t); e no Piauí, para Floriano (4 mil t), Parnaíba (4 mil t), Picos (4 mil t) e Teresina (5 mil t). Os beneficiários são pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, sediados nos municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que utilizam o grão na ração animal.
As operações seguem de acordo com a Portaria Interministerial n° 115, alterada pela Portaria Interministerial n° 221, de 21/4/13, que prevê a compra de 300 mil toneladas de milho para reabastecer estoques do Programa de Venda em Balcão

Prefeito de Ouricuri agradece colaboração de Bombeiros que atuaram no posto avançado do município


Na foto: Tenente Vivaldo, Sargento Galvão e Cabo Nunes

Mensagem de agradecimento do Prefeito de Ouricuri, Cezar de Preto aos Bombeiros Tenente Vivaldo, Sargento Galvão e Cabo Nunes, do Posto Avançado de Ouricuri, pelos serviços prestados a comunidade, como informa o Blog Bruno Morais.
“O Prefeito de Ouricuri, Cezar de Preto, vem a público agradecer e principalmente homenagear os bombeiros Tenente Vivaldo, Sargento Galvão e o Cabo Nunes, pelos relevantes serviços prestados a comunidade de Ouricuri onde os mesmos nunca mediram esforços, para em tempo-resposta, chegarem aos mais diversos lugares da nossa extensa região do Araripe.
Ressalto ainda que a população de Ouricuri sensibilizou-se e mobilizou manifestos de apoio para que os superiores dos mesmos revissem a permanência dessa equipe que tanto fez pela cidade e região, e que com certeza continuaram fazendo esse trabalho de heróis salvando muitas vidas.
Há esses heróis, a comunidade e eu, reforçamos junto ao comando de Petrolina, que essa equipe volte a trabalhar no Posto Avançado de Bombeiros de Ouricuri, em prol de toda comunidade do Araripe”.
Cezar de Preto – Prefeito de Ouricuri

Juazeiro do Norte-CE: Polícia prende um jovem na companhia de uma criança fechando mais uma “boca de fumo”


30/04/2013 às 16:30





Normando Sóracles
(Foto: Chinês/Agência Miséria )
Policiais da do Ronda, por volta das 14 horas dessa terça-feira (30), através de denuncias anônimas chegaram até uma residência localizada na Rua Cel Neri, Vila Raul Seixas, bairro Pio XII  que era usada como ponto de venda de drogas e, prendeu em flagrante,  Claudinei Ferreira Silva, 21 anos vulgo Keko e um adolescente de 12 anos.

Chegando  ao local, o soldado Monteiro subiu no muro e consegui alcançar o Claudinei que ao avistar a polícia tentou escapulir. Ao ser pego, negou que na residência teria droga. Não demorou muito, abriu o jogo entregando o local onde a mesma estava escondida. Segundo o Capitão Guedes que esteve à frente da operação, “o soldado Monterio é um soldado farejador  sem desmerecer os demais” disse.

Trouxas de maconha, pedras de craques, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro foram apreendidos com a dupla. Em menos de cinco dias, já são cinco bocas de fumo desmanteladas o que levou ser denominada como operação  “caçada implacável” disse o Capitão.

(Foto: Chinês/Agência Miséria )

Barbalha-CE: Obra de creche será alvo de investigação


30/04/2013 às 15:42






Área onde seria construída a creche proinfância e projeto maquete da creche proinfância (Foto: Jornal do cariri )
Programa ProInfância do Governo Federal, no bairro Alto da Alegria. Segundo o vereador, houve um favorecimento ilícito no processo de aquisição do terreno onde seria construída a creche. A área que compreende três mil metros quadrados foi adquirida junto ao senhor João Ticiano Sampaio, esposo da atual secretaria de Saúde da cidade, Jaqueline Sampaio, aliado da atual gestão municipal. Rildo questionou o valor de R$ 120 mil pago pela Prefeitura a Ticiano, após constatar que, quando da desapropriação de 27.000 m² de área, para construir a Agroindustrial, foi investido apenas R$ 67 mil, numa região bem mais valorizada às margens da CE-060. “O que nos chama à atenção é a discrepância dos valores pagos de uma área para outra. A localização da Agroindustrial, embora seja menor, é mais valiosa por comportar um fluxo maior de pessoas, carros e por tratar-se de uma região propícia para indústria, serviços e comércios”, esclareceu o denunciante.

Os dados da aquisição constam do Portal da Transparência do TCM. De acordo com Rildo, foi feito um loteamento de maneira irregular, que tomou parte da área onde já tinha sido aplicado dinheiro público. “Por Lei, um loteamento tem áreas institucionais. Eu sugiro que sejam  devolvidos esses recursos ao Município. Não precisa mais comprar um terreno se existe uma área institucional por determinação legal”, revelou o vereador. Rildo disse que vai solicitar investigação do Ministério Público Federal e Estadual. Conforme as explicações técnicas do mestre de obras, Francisco Fidelis, no espaço já tinham sido realizados os procedimentos de locação de gabarito, ponto de apoio, escavação e corte de terra.

Em dezembro do ano passado, a obra foi suspensa. De área construída seria em torno de 600 m². Recentemente, a Prefeitura abriu uma rua dentro do terreno onde seria erguida a creche. “Se o prédio tiver de ser construído naquele local, não vai caber, porque numa obra de 600 mil, se você corta 200,a obra já fica comprometida”, disse o mestre de obras. A equipe do Jornal do Cariri tentou localizar o beneficiado com a compra do terreno, o senhor João Ticiano Sampaio, mas não obteve êxito. A sua esposa, a atual secretária de Saúde de Barbalha, encontra-se de licença do cargo. Já a secretária de Educação não quis se pronunciar sobre o caso. Por telefone, um dos assessores da Secretaria de Obras, que não quis se identificar, assegurou que a obra permanece na pauta de prioridades do Município e que será concluída em breve.

Fonte: Jornal do cariri

Criada tomada portátil que recarrega aparelhos eletrônicos com energia solar


30/04/2013 às 17:30






Recarrega aparelhos através da energia solar. (Foto: Divulgação)
O "Windows Socket" é um novo conceito de tomada. Uma tomada que gruda na janela e recarrega aparelhos com energia solar.

Essa é uma criação dos designers Kyuho Song e Boa Oh. Essa tomada portátil funciona de um jeito bem simples.

Basta o usuário grudar a tomada no vidro de uma janela que receba bastante luz solar.

A partir disso, é só usar para recarregar seus aparelhos eletrônicos.

De acordo com os seus criadores, a tomada levaria de 5 a 8 horas para carregar completamente.

Já a energia armazenada duraria 10 horas.

Fonte: Diário do Nordeste

Urach detona CR7: ´Ele me comeu e depois me descartou como um lixo´


30/04/2013 às 14:55






(Foto: Divulgação )
A novela em que se transformou o affair entre Andressa Urach e o jogador português Cristiano Ronaldo ganha mais um capítulo. Revoltada não só com o comunicado publicado por ele, que negou o encontro entre ambos, mas também com as acusações públicas de que estaria tentando se promover, a vice Miss Bumbum resolveu colocar a boca no mundo.

“Ele simplesmente me comeu e me descartou como se eu fosse um lixo. Meu sonho virou pesadelo. Depois do encontro, fiquei trancada com seguranças no quarto do hotel (o caríssimo Villa Magna, em Madri) por duas horas para não falar com a imprensa”, diz ela.

Andressa diz que as conversas entre ela e Cristiano começaram há cerca de um mês. Um amigo em comum de ambos, jogador do Real Madrid, deu o telefone de Andressa para Cristiano.

“Foi ele quem me procurou primeiro, me mandou mensagens. Chegamos a um certo nível de intimidade, tivemos conversas picantes”, conta ela, que quase não acreditou que estava conversando com o ídolo. “Sempre o achei um deus grego e quis conhecê-lo. Nenhuma mulher diria não”.

"ME ILUDIU DURANTE UM MÊS"
A oportunidade do encontro aconteceu quando Andressa foi a Madri divulgar o concurso Miss Bumbum Brasil. Discretamente, os dois se encontraram no hotel. “Estava tudo ótimo, ele foi encantador, lindo, cheiroso. Ficamos juntos por cerca de duas horas. Até que o diretor ligou dizendo que a imprensa havia cercado o hotel. Ele surtou”, conta ela.

Aos poucos, o encanto de Cristiano Ronaldo começou a ser quebrado. “Eu tinha pedido para tirarmos foto, como fã, e ele marcou comigo um local no térreo. Eu desci e ele não estava lá, me despistou. Fiquei chateada, ele me iludiu durante um mês e depois não quis tirar nem uma foto?”.

Resignada, Andressa resolveu ir embora e estava pronta para pegar um táxi, quando foi “arrastada” por seguranças de volta para o hotel. “Cristiano me mandou mensagem dizendo para eu voltar para o quarto porque ele queria falar comigo. Quando cheguei no quarto, só encontrei seguranças. Fiquei trancada por duas horas. Depois três seguranças me escoltaram até uma caminhonete branca e me levaram pro meu hotel”.

Chateada, Andressa diz que chorou muito. “Me senti usada. Ele foi ridículo, idiota, nojento”. Pouco depois, ela diz ter sido procurada pela imprensa internacional. “Disseram que tinham fotos minhas no hotel e dele também. Impulsiva, acabei contando o que aconteceu. Eu jamais divulgaria que tínhamos ficado, até porque tínhamos combinado outros encontros. Mas depois do que ele fez comigo, fiquei indignada”.

Dando a entender que sofreu algum tipo de ameaça, Andressa diz: “Eu não tenho medo dele. Tenho provas. Não queria que tudo tivesse tomado esta proporção. Mas nenhuma mulher merece passar por essa situação. Independente de eu ser Miss Bumbum, eu sou mulher e mereço respeito”. Abaixo, Andressa mostra parte da conversa que teve com Cristiano Ronaldo antes do encontro em Madri.

Fonte: Ego 

Juazeiro do Norte-CE: Juiz determina limite na cadeia pública e 40 detentos levados à Fortaleza querem voltar


30/04/2013 às 15:05






Demontier Tenório
Flagrante por ocasião da rebelião em janeiro deste ano na cadeia pública de Juazeiro (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria )
Um impasse está criado após a reforma na cadeia pública de Juazeiro do Norte quando a Secretaria de Justiça do Ceará aproveitou o esvaziamento motivado pela rebelião feita pelos detentos em janeiro para executar obras de recuperação do velho cárcere. Naquela época, uma parte foi recambiada para o novo presídio de Crato e outra levada para presídios de Fortaleza. As obras já foram concluídas, mas a justiça determinou um limite por medidas de segurança, enquanto os transferidos para Fortaleza querem voltar.

Uma portaria baixada pelo juiz das execuções penais da 2ª vara de Juazeiro do Norte, Péricles Falcão de Oliveira, limita o número de vagas para detentos na cadeia pública de Juazeiro. Após a reforma, a capacidade da cadeia ficou em 80 presos do sexo masculino e 28 do sexo feminino, mas o despacho do magistrado permite o recebimento de até 100 homens e 35 mulheres em regime fechado. No dia da rebelião, ali estavam recolhidos 159 detentos.

O Governo do Estado poderia até ter construído outra cadeia exclusivamente para homens e destinado a atual apenas para mulheres, porquanto a capacidade prevista pela Secretaria de Justiça e a permitida pelo poder judiciário não atendem mais as necessidades de Juazeiro. Familiares de 40 detentos levados para Fortaleza tencionam fazer um protesto pedindo a volta dos mesmos, pois estão sem ter como visitá-los. Além disso, estes reclamam do medo em presídios da capital.

Atualmente, a capacidade já está comprometida mesmo com a ausência destes que foram recambiados para Fortaleza. O problema cresce com as prisões do dia a dia por crimes de tráficos de drogas, roubos, furtos, lesões corporais e outros uma situação que cria entraves até na carceragem da 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Ali, devem ser apenas prisões correcionais ou detento que aguarda ser ouvido pela autoridade polícias, mas, no momento, extrapola funções.

REBELIÃO – No último dia 21 de janeiro, os detentos da cadeia pública de Juazeiro promoveram uma rebelião durante a madrugada com duração aproximada de seis horas. Eles atearam fogo em colchões e o tumulto foi generalizado até com grades arrancadas e uma tentativa frustrada de fuga em massa. Oito detentos se feriram e foram levados para atendimento médico. A capacidade era para 70 detentos e ali estavam 159 pessoas recolhidas.

Juazeiro do Norte-CE: Polícia descobre nova forma de assalto e leva quinteto para a delegacia



30/04/2013 às 19:30






Demontier Tenório
Ramon Florentino, de 18 anos (de camisa preta e boné branco) e os quatro adolescente. (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Abordar as vítimas usando capacetes, mas a fuga em um carro. Essa tem sido a nova forma de praticar assaltos em Juazeiro do Norte, segundo observou o Capitão Agra após uma operação do Serviço de Inteligência, FTA Motos e Ronda do Quarteirão. Nela, um jovem foi preso e quatro adolescentes apreendidos por volta das 16h30min desta terça-feira. O quinteto é acusado de um assalto contra a Farmácia Estrela por volta do meio dia de ontem.

Militares do Serviço de Inteligência caíram em campo fazendo levantamentos e chegaram aos rapazes em um imóvel que servia de base para a quadrilha na Rua São Mamede, perto do cruzamento com a Rua São Paulo (Santa Tereza). Ali estavam Ramon Florentino Alves da Silva, de 18 anos, residente na Rua Voluntários de 14 daquele bairro que negou envolvimento e atribuiu o assalto ao seu irmão, que fugiu.

Com o grupo a polícia encontrou quatro celulares, cartuchos, os capacetes róseo e preto usados no assalto à farmácia e uma mochila, mas sem o dinheiro levado. (Foto: Chinês/Agência Miséria)

Além dele, os adolescentes de iniciais F. A. A. F., residente na Rua da Paz, e A. T. O., residente na Rua das Flores, ambos de 15 anos; R. A., de 16, residente na Rua Todos os Santos e C. F dos S., de 17 anos. Com o grupo a polícia encontrou quatro celulares, cartuchos, mas não tinha armas na casa. Todavia, ali estavam os capacetes róseo e preto usados no assalto à farmácia e uma mochila, mas sem o dinheiro levado.

A informação é de que dois jovens chegaram ao estabelecimento ssando capacetes apesar de viajarem em um veículo Celta de cor vermelha e placas JUI-7985, inscrição de Redenção (PA). A polícia suspeita que sejam responsáveis por uma série de assaltos em Juazeiro. Os menores já são velhos conhecidos com várias passagens pela delegacia juazeirense.

Festa dos 10 anos do 'Bem, Amigos!' tem festival de estrelas do esporte

  Atualizado em 30/04/2013 01h09

Campeões como Ronaldo, Parreira, Mano Menezes, Jaqueline, Murilo, Nalbert, Carlão e Giovani Gávio compareceram ao programa

Por SporTV.com São Paulo
8 comentários
Um festival de celebridades do esporte brasileiro prestigia a festa de comemoração dos dez anos do "Bem, Amigos!". Reunidos em um hotel de luxo de São Paulo, onde o programa é transmitido ao vivo, várias estrelas, ex-atletas e dirigentes compareceram para a edição especial, que tem a apresentação de Galvão Bueno e as presenças ilustres de Ronaldo, Carlos Alberto Parreira, Mano Menezes e a apresentação musical de Daniela Mercury.
- É um dia de muito orgulho para todos nós. Lembro de abril de 2003 quando tudo começou. E muitos amigos passaram por aqui - lembrou Galvão Bueno, brincando com Carlos Alberto Parreira.
- Parreira é quase um sócio do programa. Já veio aqui 15 vezes nesses dez anos de programa - completou.
Bem Amigos 10 anos (Foto: Marcos Ribolli)Parreira não fugiu dos questionamentos sobre o momento da Seleção no Bem, Amigos!  (Foto: Marcos Ribolli)
Ronaldo chegou e logo centralizou as atenções na festa. A maioria dos convidados foi abraçar o Fenômeno, que ficou conversando com o ex-presidente do Corinthians Andrés Sánchez e o técnico Mano Menezes.
Jaqueline e Murilo estavam elegantes. O casal mais famoso do vôlei brasileiro logo se juntou a outros campeões como Nalbert, Carlão e Giovani Gávio.
Personalidades do automobilismo também marcaram presença com Rubens Barrichelo, Cacá Bueno e Luciano Burti. De outro lado, a eterna rainha Hortência esbanjava beleza e simpatia.
Pouco antes de o programa começar, Arnaldo Cezar Coelho brincou com todos os convidados que estavam na arquibancada montada em um salão de um hotel de São Paulo.
- A regra é clara! Todos os celulares desligados agora - disse o comentarista de arbitragem.
Bem Amigos 10 anos - mosaico convidados (Foto: Marcos Ribolli)Festa de 10 anos do Bem, Amigos! conta com festival de estrelas do esporte (Foto: Marcos Ribolli)

Galvão revela mistura de clubes na família e sugere ser rubro-negro

Atualizado em 30/04/2013 17h28

'Acusado' de ser vascaíno, apresentador do 'Bem, Amigos!' rebate e mostra roupa da neta Victoria, vermelha e preta, para indicar o time pelo qual torce

Por SporTV.com São Paulo, SP
719 comentários
Pouco antes do fim do "Bem, Amigos!" especial de dez anos, o narrador e apresentador Galvão Bueno citou a mistura de clubes que reina na sua família. Tem são-paulino, corintiano, tricolor carioca e flamenguista. E quando sugerido que seria torcedor do Vasco, Galvão indicou que torce pelas cores do maior rival cruz-maltino.
- Nicolas e Victória (netos) torcem pelo São Paulo. Cacá é Fluminense, Popó é Flamengo, e Leo e Luca são corintianos (todos filhos). Minha mulher é são-paulina. Isso é uma confusão lá em casa que eu nunca consegui entender - revelou Galvão.
- E você que é vascaíno - emendou o comentarista Alberto Helena Jr., arrancando risos de todos.
- Sou mais ou menos dessa cor da Victória aqui - apontou Galvão para a roupa preta e vermelha da neta.
Em participação no programa "Altas Horas", da TV Globo, em abril do ano passado, o apresentador já havia revelado o time pelo qual torce.
- Vamos lá, o cara chega a certa idade que pode falar: Flamengo campeão em Tóquio. Eu já me entreguei, pronto!
Galvão Bueno netos bolo (Foto: Marcos Ribolli)Ao lado dos netos Nicolas e Victoria, Galvão corta bolo pelos dez anos do programa (Foto: Marcos Ribolli)

 

Acabou o amor: Balotelli termina namoro com Fanny Neguesha


Atualizado em 30/04/2013 12h38

Atacante já é visto na noite de Milão acompanhado de amigos

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

O amor declarado à Fanny Neguesha por Mario Balotelli em entrevista recente parece que não durou muito. De acordo com o jornal Gazzetta dello Sport, o atacante do Milan terminou o relacionamento com a modelo belga. A bela resolveu se afastar depois do jogador voltar a circular sem ela pelas noites de Milão. O atleta voltou à companhia do inseparável amigo Antony e também o  campeão de artes marciais Giorgio Petrosyan, novo parceiro de festas.
Em bate-papo com a revista Vanity Fair há um mês, SuperMario disse ter encontrado a mulher de sua vida:

- Fanny me dá serenidade, é determinada, confiante e generosa - disse na época.

Mas a frase seguinte parece ter sido a decisiva para mais um término de relacionamento do jogador:

- Não é fácil estar comigo.
Fanny e Balotelli (Foto: Reprodução / Instagram)Fanny e Balotelli (Foto: Reprodução / Instagram)
Recentemente, Fanny havia inclusive feito uma tatuagem no braço com uma declaração de amor a Balotelli.  Antes do namoro com a modelo, o atacante saiu de um relacionamento com Raffaella Fico, com quem teve uma filha ainda não reconhecido pelo atleta. A menina, nascida em dezembro, se chama Pia.

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Ipanema, no Rio


  Atualizado em 30/04/2013 13h08

Pedro Nikolay, de 30 anos, treinava na Vieira Souto quando foi atingido.
Ele foi levado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.

Cristiane Cardoso e Renata Soares Do G1 Rio

Ciclista Pedro Nikolay foi atropelado em Ipanema (Foto: Reprodução/Facebook)Ciclista Pedro Nikolay foi atropelado em Ipanema
(Foto: Reprodução/Facebook)
Eduardo Werneck, amigo do ciclista atropelado em Ipanema (Foto: Renata Soares/G1)Eduardo Werneck, amigo do ciclista atropelado em
Ipanema (Foto: Renata Soares/G1)
Mapa ciclista atropelado em Ipanema (Foto: Editoria de Arte/G1)

O ciclista Pedro Nikolay, de 30 anos, morreu por volta de 10h10 desta terça-feira (30), após ser atropelado na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, esquina com a Rua Henrique Dumont, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por um ônibus da linha 433 (Vila Isabel x Leblon). Nikolay, que era dentista, participava de um treinamento que reunia cerca de 20 atletas, por volta das 5h50, quando foi atingido pelo coletivo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Nikolay morreu em decorrência politraumatismo. Ainda de acordo com a secretaria, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em torno de 11h.
Até as 12h45, o motorista do ônibus não tinha sido localizado pela polícia.
Sinal vermelho
De acordo o amigo da vítima Eduardo Werneck, o motorista do ônibus teria avançado o sinal vermelho.
"Um amigo nosso que estava com ele disse que foi um ônibus da linha 433 que desrespeitou essa faixa de ciclistas, avançou um sinal vermelho e atropelou esse nosso amigo Pedro Nikolay, que infelizmente veio a falecer", disse Werneck, pedindo que o caso não fique impune.
Ainda segundo Eduardo, pessoas que estavam no local disseram que a ambulância demorou 30 minutos para chegar. O atleta morava com a mãe e com a avó em Copacabana. Pedro era dentista e tinha um consultório no mesmo bairro de sua residência, na Zona Sul do Rio.
Insegurança
Segundo a amiga Teresa Fuiza, os ciclistas sofrem muito com a insegurança nas ruas da cidade.
“Nós não temos segurança nenhuma. Ele sempre ia e voltava do treino de carro. Nós sofremos com a falta de segurança e com o abuso de motoristas de vans, carros e ônibus”, disse a amiga de mais de 2 anos do ciclista, que acrescentou ainda que ele estava testando um a bicicleta nova. “Ele amava o que ele fazia e era uma pessoa super do bem, sempre alegre e de bem com a vida. Espero que essa situação não fique impune”, afirmou.
Bombeiros do Quartel de Copacabana informaram que foram acionados, no início da manhã, para uma ocorrência de atropelamento na Avenida Vieira Souto, altura do Posto 10, em Ipanema. Segundo os bombeiros, ele foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.
A Transportes Vila Isabel S.A., que administra a linha 433 informou, em torno de 10h50, que a empresa não recebeu nenhuma notificação da polícia, hospital, familiares ou Corpo de Bombeiros e está aguardando mais dados para tomar as providências cabíveis e identificar o motorista.
Segundo a psicóloga da empresa, Ládia Rodrigues, a Transportes Vila Isabel S.A. está apurando quais eram os motoristas que circulavam na região em torno deste horário.
Produtora de TV atropelada no Leblon
A morte de Nikolay foi a segunda de ciclistas na Zona Sul neste mês. No dia 1º, Gisela Matta, produtora do programa "Amor e sexo", da TV Globo,  morreu  depois de ter sido atropelada enquanto andava de bicicleta, no domingo, entre as esquinas das Ruas General San Martin e Bartolomeu Mitre, no Leblon, Zona Sul do Rio.
A jornalista foi atendida no mesmo dia no Hospital Miguel Couto, onde passou a noite sob procedimentos médicos, mas morreu.