sábado, 30 de março de 2013

200 mil fiéis devem visitar Colina do Horto no feriado


Semana santa

30.03.2013

Vários romeiros escolhem como roteiro para este período a visita aos locais de devoção a Padre Cícero

Juazeiro do Norte. Milhares de pessoas repetem a tradição e vão até à Colina do Horto, na Sexta-Feira da Paixão. Grande parte dos peregrinos percorre vários quilômetros a pé, em sacrifício, até a estátua do Padre Cícero e o Santo Sepulcro. Este ano, nem mesmo a chuva foi empecilho. Normalmente, as pessoas saem a pé durante a madrugada e chegam ao amanhecer do dia, numa das áreas mais altas da região do Cariri. A preparação da administração do Horto para receber os visitantes e romeiros acontece há vários dias. A estimativa da administração do Horto é que passem pelo local até o próximo domingo cerca de 200 mil pessoas.

O movimento começou já na quinta e deve prosseguir até amanhã, na Páscoa Fotos: Elizângela Santos

A maioria das pessoas, vinda do Centro e bairros de Juazeiro e também de outras cidades da região e Estados vizinhos, sobe a pé até a estátua pela Rua do Horto, conhecida como a estrada velha. A movimentação começou desde a noite de quinta-feira. Por conta das chuvas, ainda pela manhã, era grande movimentação até o meio-dia de ontem e continuou até o fim da tarde.

Vários romeiros escolhem como roteiro de feriado, passar o período da Semana Santa em Juazeiro.

Muitas pessoas aproveitam o momento de reflexão para pagar promessas, como é o caso da empregada doméstica Maria Edlane Ferreira dos Santos. Ela decidiu subir as escadarias do monumento do Padre Cícero, de joelhos, para suplicar uma graça do Padre Cícero.

"Pedi para ele tirar de mim uma bruxaria que colocaram há pouco mais de um mês". Segundo ela, o sacrifício foi importante e vale à pena, porque já se sentia melhor. Vestida de preto e com um terço no pescoço, fez as suas orações finais ao pé da estátua, para concretizar a sua promessa.

Já o comerciante, Francisco Germano Borges, há 11 anos percorre do bairro Salesiano, em Juazeiro, até a estátua, mais de 3 quilômetros, a pé. Ontem saiu um pouco antes do que de costume. Ao invés das 4 horas, decidiu sair às 6h30. O percurso, neste ano, também foi um pouco mais curto. Ele não seguiu até o Santo Sepulcro, por conta da chuva. Durante a manhã, muita lama pela cidade. Nas proximidades do Parque São Geraldo, uma árvore desabou, causando prejuízos aos moradores de três casas que foram atingidas. O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não houve vítimas.

Para facilitar o fluxo de peregrinos, foi impedida a passagem de veículos pela Estrada Velha. Na Rua do Horto, os romeiros pagam promessas, subindo a pé a ladeira de mais de 2 quilômetros. Até a chegada ao monumento do Padre Cícero, algumas paradas nas 14 estações, em concreto, que retratam os momentos da crucificação de Jesus. As pessoas acendem velas e rezam nesses locais.

Como forma de organizar a visitação no Museu Vivo do Padre Cícero e na estátua, os agentes do Tiro de Guerra iniciaram, desde às 6 horas, a organização das filas para o acesso a esses locais. Para chegar até o monumento, os romeiros seguiam em uma grande fila que se formou em torno da base da estátua.

Para facilitar o acesso à Colina do Horto, foi elaborado um plano de trânsito pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Desde a última quinta-feira, foi proibido o acesso de veículos pela ladeira que dá acesso ao local. Essa é uma medida de segurança, por conta da grande quantidade de pessoas que descem e sobem pela Estrada Velha. O administrador do Horto, Padre Venturelli, afirma que o grande número de romeiros se dá pelo revezamento dos visitantes durante todo o dia. A começar das primeiras horas da manhã, quando chega a maioria dos fiéis de cidades como Crato e Barbalha. "Chega uma remessa de pessoas e enche o local, e depois esvazia, com grande parte que segue em direção ao Santo Sepulcro", constata.

Lei Seca
Há muitos anos vem sendo feito um trabalho, no sentido de coibir a comercialização de bebidas alcoólicas na área, mas muitas pessoas não dispensam o vinho, durante a subida. Por conta disso, também foi reforçado o policiamento. Várias celebrações aconteceram durante o dia e à noite na Capela do Bom Jesus do Horto. Encenações e shows com bandas religiosas foram reservados para o local, para onde as pessoas se deslocam após chegarem à Colina. Apresentação da dramatização "Jesus , o Nazareno", com o grupo Compactur, aconteceu pela manhã.

ENQUETE
Por que fazer a peregrinação?

"Saí de Vertente, em Pernambuco, para vir até o Juazeiro neste período e faço isso há muitos anos. Meus pais vinham, a pé, e passavam mais de uma semana para chegar até aqui"
Josefa Pereira do Nascimento
Aposentada


"Há mais de 40 dias estou sem beber. Vim a pé de Juazeiro até o Horto. São 11 anos, em sacrifício, para chegar a esse lugar sagrado. Estou me sentindo muito bem. Pretendo largar a bebida"
Francisco Germano Borges
Comerciante


Mais informações
Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte
Colina do Horto
Região do Cariri
Telefone: (88) 3511.6006

Malhação do Judas revive festa pagã
Crato. Hoje é comemorado o Sábado de Aleluia entre os cristãos. Mas a tradição popular realiza na data a festa profana da malhação do Judas. O evento, que acontece de forma espontânea, ao ar livre, em várias cidades, geralmente, envolve comunidades inteiras durante a fabricação do boneco e montagem do sítio do Judas.
Costuma reunir muitos espectadores. A manifestação, assim como as demais que têm cunho profano e religioso existentes na humanidade, foi herdada dos primitivos cultos agrários surgidos antes de Cristo. Os espetáculos detêm uma carga de significação que revivem a festa pagã das capitais romanas. Estes festejos, somente após a popularidade que tomou na Península Ibérica, foram radicados para o âmbito da América Latina.

O boneco que representará o judas foi confeccionado pelo artista plástico Everardo Aguiar e será explodido ainda hoje foto: Yaçanã Neponucena

No Cariri a festa existe desde o início do processo de colonização da região. Em Crato, a mais antiga malhação do Judas é realizada na da comunidade Sagrada Família. Entretanto, nos últimos anos, a festa acontece no Largo da Rffsa e vem tomando grandes proporções. Chama a atenção pelo seu caráter político e de envolvimento da população.

Há exatos 13 anos, a Sociedade Cariri das Artes faz a releitura da morte de Judas Iscariotes, personagem que traiu Jesus na história bíblica. Para isso, anualmente é realizada uma eleição do “traidor” do povo cratense.
Este ano, por seus posicionamentos preconceituosos em relação aos homossexuais, cujas pregações disseminam a homofobia e a intolerância religiosa, o eleito foi o pastor Silas Malafaia. Na festa do município ele está sendo identificado como “O Pastor Homofóbico”.

O boneco foi confeccionado pelo artista plástico Everardo Aguiar Oliveira. Tem três metros de altura e simboliza o “acerto de contas” do povo com a postura do pastor que, segundo os 4.300 votantes, foi o personagem que mais incomodou a população cratense.

Com o apoio de artistas populares, bandas cabaçais, grupos de caretas e da sociedade haverá um cortejo que seguirá pelas principais pelas ruas da cidade até chegar ao Centro Cultural do Araripe, onde, às 19 horas, será realizado o tradicional roubo ao sítio do Judas e a explosão do boneco figurante.

Protesto

Haverá um protesto contra as posições e pregações que disseminam a homofobia e a intolerância religiosa e diversos shows de forró pé de serra. A concentração está marcada para as 15 horas, na Praça São Vicente. Ao todo, estão sendo esperadas mais de duas mil pessoas.

Nesta edição, após o resultado da eleição do personagem, os membros da Igreja Madureira Assembleia de Deus, instalada no Crato, procuraram a Defensoria Pública do Estado para reclamar sobre a realização da festa. Segundo eles, a escolha do nome do pastor Silas Malafaia, como Judas, feriu os princípios da religião evangélica, já que o eleito é representante nacional desta comunidade.

Porém, a proposta de desassociação do nome e semelhança da imagem do boneco com o pastor não foi aceita pelos organizadores do evento, que mantiveram a decisão estabelecida pela eleição. De acordo com dramaturgo Cacá Araújo, organizador do evento, o ritual fortalece a identidade cultural da região. “Pelo fato de sempre ter uma abordagem polêmica, a malhação reúne muita gente no processo de discussão e debates sobre os temas abordados. Como reflexos, vejo que há um reencontro do povo com a própria ancestralidade”, revela.

A malhação do Judas é uma manifestação tradicional que se insere no contexto cultural como um ritual de complexidade. Como em todos as demais festa do gênero, o Judas costuma deixar seu testamento. O documento é publicado em versos populares e o personagem passa sua herança para pessoas da comunidade, em clima de humor.

No Município de Jardim, a programação teve início no último dia 28, com uma passeata do pau do Judas, pelas principais ruas da cidade. O cortejo foi acompanhado pelos caretas. Na linguagem historiográfica, estes significam a imagem satânica. Já no dia seguinte, o boneco foi exibido também em marcha coletiva. Amanhã, às 15 horas, no Curral do Gado, acontecerá a tradicional malhação. Logo após, haverá apresentações de artistas regionais, além de um festival de máscaras.

Em Jardim, a malhação do Judas já se configura como um dos principais eventos culturais do município. A festa teve início no final do século XIX, quando era um hábito restrito as comunidades rurais.

Mais informações
Malhação do Judas; no Crato
concentração às 15h, na Praça São Vicente, e no largo da Rffesa, às 19h, o boneco será explodido. Em Jardim, amanhã, 15h, no Sítio Morro do Tetéu -Curral do Gado
Eventos gratuitos


ELIZÂNGELA SANTOS/ YAÇANÃ NEPOMUCENO
REPÓRTERES

Papa: combatam o mal com o bem


Sexta-feira santa

30.03.2013

O papa, 76 anos, acompanhou da colina do Palatino boa parte da via-crúcis, sem andar a pé as 14 estações
Cidade do Vaticano. O Papa Francisco presidiu, ontem, a sua primeira via-crúcis em Roma pedindo aos cristãos de todo o mundo que combatam o mal com o bem, como fez Jesus em seu sacrifício na Cruz.

"Queridos irmãos, a palavra da Cruz é também a resposta dos cristãos ao mal que segue atuando em nós e ao nosso redor. Os cristãos devem responder o mal com o bem, tomando sobre si a Cruz, como Jesus". Segundo o papa argentino, às vezes parece que Deus não responde ao mal, mas na realidade Deus está falando e "sua resposta é a Cruz de Cristo: uma palavra que é amor, misericórdia, perdão".

Francisco rezou deitado, na Basílica de São Pedro, durante a celebração da Paixão de Cristo. O pontífice de hábitos simples disse ontem que "Deus não condena, ele apenas ama e salva" FOTO: REUTERS

"Deus nos julga nos amando. Se aceito seu amor estou salvo, se o rejeito, estou condenado, não por ele, mas por mim, porque Deus não condena, ele apenas ama e salva". Francisco pediu para que os fiéis continuassem a via-crúcis na vida diária e que caminhassem levando no coração as palavras de amor e de perdão. O papa, 76 anos acompanhou da colina do Palatino boa parte da via-crúcis, sem percorrer a pé as 14 estações. Ele agradeceu "o testemunho dos nossos irmãos do Líbano" que escreveram meditações e orações a pedido de seu antecessor, Bento XVI.

Muçulmanos

Francisco saudou no Coliseu a amizade com os muçulmanos do Oriente Médio e relembrou a viagem ao Líbano de Bento XVI, quando "vimos a beleza e a força da comunhão dos cristãos daquela terra e da amizade de tantos de nossos irmãos muçulmanos e de muitos outros".

Bento XVI encomendou as meditações lidas nesta via-crúcis ao patriarca da Igreja maronita libanesa, Bechara Rai, que por sua vez pediu a dois jovens a redação do texto. Esta foi uma forma de destacar o drama que vive o Oriente Médio, com a guerra na Síria, a difícil coexistência entre muçulmanos e cristãos, e a fuga de muitos cristãos perseguidos da região.

Mais cedo, o Papa Francisco celebrou a missa da Sexta-Feira da Paixão na Basílica de São Pedro. Sob o ouro e o mármore da Basílica, o pregador da Casa Pontifical, o padre capuchinho Raniero Cantalamessa, comparou a Igreja a um "edifício antigo" e pediu que Francisco a "conduza à simplicidade e à linearidade de suas origens".

Francisco, com fisionomia grave, vestido com a casula vermelha com as cores da Paixão, ouviu atentamente Cantalamessa, que declarou que esta missão havia sido confiada por Deus no século XIII a São Francisco de Assis, que acabou tendo seu nome retomado pelo 266º pontífice da Igreja Católica: "Vá e reforme a minha casa".

O primeiro latino-americano e primeiro jesuíta que chega ao trono de Pedro, deixou claro em pouco mais de duas semanas de pontificado que deseja uma mudança da milenar instituição cuja imagem foi manchada por lutas internas de poder, abusos sexuais de menores por sacerdotes ou pela atividade econômica nebulosa do banco do Vaticano.

Obama volta a defender união gay, em discussão na Suprema Corte

 30.03.2013

Os comentários de Obama acontecem após o início de discussões sobre o casamento gay


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que há uma "base sólida" na Constituição do país para que a Suprema Corte decida que casais homossexuais tenham os mesmos direitos que os heterossexuais. As declarações foram feitas à emissora Univisión e divulgadas pelo jornal "Wall Street Journal".

Obama afirmou que considera "apropriado que a Corte pese esta questão" Foto: Arquivo
"Eu costumava lecionar direito constitucional e acho que há certamente uma sólida base para determinar que, de fato, nesta época, dado o que sabemos, dadas as mudanças que foram implementadas nos Estados deste país, casais do mesmo sexo deveriam ser tratados justamente e ter os mesmos benefícios de homens e mulheres casados", afirmou o presidente.
Essa é uma das poucas vezes que o mandatário americano, que os republicanos têm acusado de ser um antigo professor de direito desatualizado, dá uma declaração envolvendo a época em que era professor de direito na Universidade de Chicago.
Os comentários de Obama acontecem após o início de discussões na Suprema Corte sobre o casamento gay. Parte da Suprema Corte se mostrou relutante sobre fazer mudanças nos direitos dos homossexuais e, inclusive, apresentou questionamentos sobre se o caso pertencia ao tribunal.
Obama afirmou que considera "apropriado que a Corte pese esta questão". Ele disse ver mudança na opinião pública sobre o tema.

Aumento do IPI para veículos deve ser adiado


Estadão Conteúdo | 08h17 | 30.03.2013

Decisão foi tomada devido ao fraco desempenho das vendas no primeiro trimestre de 2013


O Governo Federal deve adiar o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, previsto para subir no dia 1º de abril. A equipe econômica pode, até, congelar as alíquotas no patamar atual por tempo indeterminado. Pelo cronograma divulgado em dezembro, estavam previstos três aumentos do tributo. O reajuste de janeiro se confirmou. O imposto deveria subir novamente em abril e julho.
Fracas vendas adiam aumento do IPI dos veículos. Foto: Waleska Santiago
A informação de que o imposto não subiria em abril foi divulgada na última quarta-feira (27). O anúncio da prorrogação deve ser feito na segunda-feira (4) pelo Ministério da Fazenda.
O fraco desempenho das vendas no primeiro trimestre de 2013 fez o governo rever a decisão de aumentar gradualmente o tributo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se reuniram na quinta-feira (28) para avaliar a situação do setor neste início de ano.
Entre maio e dezembro de 2012, o governo reduziu o IPI dos veículos flex de até 1.000 cilindradas de 7% para zero. Em 1º de janeiro de 2013, a alíquota dessa categoria subiu para 2% e deveria subir para 3,5% a partir de segunda-feira (4), voltando aos 7% originais em 1º de julho, segundo cronograma divulgado pelo governo no final do ano passado.
Para os veículos flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI caiu de 11% para 5,5% até 31 de dezembro, subiu para 7% em 1º de janeiro e deveria ir a 9% na segunda-feira (01/04). Para veículos a gasolina nessa faixa, o IPI original saiu de 13% para 6,5% entre maio e dezembro do ano passado, foi para 8% em 1º de janeiro e a previsão era chegar a 10% a partir de abril. Já para os veículos utilitários, a alíquota de 8% ficou em 1% até dezembro, subiu para 2% em janeiro e deveria ir para 3% agora.
Estoques elevados
Nesta semana, o vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul, Rogelio Golfarb, afirmou estar "reticente" se a projeção de crescimento do mercado automotivo da Anfavea para 2013, de 3,5% a 4,5%, irá se concretizar, citando a questão do IPI. "Apesar de janeiro ter registrado vendas fortes, o resultado só ocorreu por causa da venda de veículos em estoques com redução total de IPI." Em fevereiro, segundo ele, houve queda nas vendas em relação a fevereiro do ano passado. "E os números de março, até agora, ainda estão aquém."
A lenta recuperação da economia tem levado a Fazenda a rever o fim de vários incentivos tributários desde o ano passado. E o setor automobilístico é um dos mais sensíveis para o governo, por conta do seu peso na indústria, no varejo e no emprego. A indústria automobilística representa quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Desde que o ministério derrubou o IPI, em maio do ano passado, já houve quatro prorrogações.
A produção de veículos cresceu 18,4% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período de 2012, o que surpreendeu analistas do setor. As vendas, no entanto, decepcionaram. Os números de fevereiro foram os piores para este mês do ano desde 2010. Em março, o mercado de carros novos não reagiu, como se esperava, e os estoques seguiram elevados, beirando os 40 dias, segundo dados da Anfavea.

Novidades no ar Televisão


30.03.2013

Após emplacar o jingle "Vem aí" em extensa campanha publicitária, a Rede Globo anunciou sua programação de 2013, dia 27, em São Paulo. O Zoeira esteve na plateia do show e compartilha o melhor da nova programação
Durante o mês de março, o público se surpreendeu com o "Vem aí" de artistas da Globo invadindo TV, rádio, Internet e outdoors e convidando para conferir as atrações de 2013. A campanha culminou com uma grande festa, realizada na última quarta, dia 27, no Credicard Hall, em São Paulo, e transmitida, na quinta, após a novela "Salve Jorge".

Investimento nos esportes: Rubens Barrichello entra para a equipe de comentaristas Fotos: TV Globo

Essa foi a primeira vez que as novidades da grade de programação foram televisionadas, evidenciando a intenção da emissora em interagir diretamente com os espectadores. A postura tem relação com as mudanças na cúpula da casa, entre elas a escolha de Carlos Henrique Schroder para o posto de diretor geral e a do publicitário Sérgio Valente para comandar a Central Globo de Comunicação.

Durante coletiva de imprensa, realizada antes do espetáculo e acompanhada pelo Zoeira, Schroder evidenciou a importância de um publicitário na área de comunicação da emissora. "Faltava um salto nosso na parte publicitária que envolvia o intervalo comercial e as chamadas atreladas à programação. O Sérgio (Valente) veio agregar valor à comunicação da empresa".

O diretor geral da Globo afirmou que a renovação dos programas - usando "criatividade e inventividade" - é um desafio importante. Em seguida, anunciou as atrações de 2013. Não enfatizou apenas um lançamento marcante na nova programação e sim uma série de produtos que devem ser lançados ao longo do ano.

Nada, também, de detalhes sobre público alvo como no evento do ano passado, em que a classe C foi apontada como um dos grandes focos da emissora.

As cadeiras do "The Voice Brasil" foram protagonistas da noite

"Nosso público é todo o Brasil, todas as classes sociais. Queremos dar atenção ao interesse de cada um, por isso uma programação tão vasta", disse Schroder, sem, porém, apontar para um retorno da grade infantil (desde ano passado, a TV Globinho, destinada à criançada, passou a ser veiculada apenas aos sábados).

"Nós pensamos profundamente a decisão de mexer na programação infantil. O fato é que estamos seguindo uma tendência mundial que mostra investimento nas crianças por meio de canais a cabo. O ´Encontro com Fátima Bernardes´ substituiu a TV Globinho e, hoje, está absolutamente estabelecido, alcançando cerca de 10 pontos em São Paulo. Eu diria que essa foi uma troca muito consciente e vitoriosa", comentou.

A festa

Após a vinheta da campanha "Vem aí" e o balé da Rede Globo, quem abriu oficialmente a festa foi o jornalista e apresentador do Jornal Nacional William Bonner, que logo convocou Carlos Henrique Schroder para o discurso inaugural da noite.

Canoa Quebrada representou o Ceará em propaganda da emissora

Em seguida, o humorista Marcelo Adnet brincou com sua recente contratação e o programa que comandará, a partir de 5 de abril, "O Dentista Mascarado". Confortavelmente sentado em um divã, Adnet saudou os colegas da nova série, principalmente Leandro Hassum, que perdeu 22 quilos para viver o personagem Sérgio.

As cadeiras do "The Voice Brasil" receberam os holofotes, mas, dessa vez, foram usadas por outros artistas, enquanto anunciavam o que trarão em suas atrações. Os verdadeiros jurados do reality, Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Daniel embalaram a noite em um palco paralelo, enquanto Lulu Santos fez falta ao não comparecer.

Em determinado momento, Marco Nanini e Marieta Severo giraram as poltronas do musical para falar de "A Grande Família". "Vivemos há mais tempo como marido e mulher do que muitos casais. São 12 anos juntos", falou a dupla, evidenciando, ainda, que a próxima temporada, a estrear em abril, não será a última.

Andréa Beltrão e Fernanda Torres, protagonistas de "Tapas & Beijos", também posaram de juradas nas poltronas vermelhas. As duas surgiram vestidas de noiva, tomaram conta de uma passarela ligada ao palco principal, e protagonizaram uma cena de beijo que, até agora, ninguém sabe se foi real ou "fake".

A série, que entrará em sua terceira temporada, mostrará Sueli (Andréa Beltrão) e Fátima (Fernanda Torres) com problemas de dinheiro e tendo que retomar a rotina no subúrbio carioca.

Esporte

O grande investimento da Globo será nos programas esportivos. A Copa das Confederações, que ocorre pela primeira vez no Brasil, receberá quase 500 profissionais, os quais trarão desde os preparativos das cidades-sede ao treinamento dos times, passando pela Seleção Brasileira e a torcida por todo o País.

"Nós trataremos a Copa das Confederações como se fosse a Copa do Mundo. Vamos lançar mais tecnologia e interação com o telespectador", ressalta Schroder.

Durante o evento, a "Central da Copa" também retornará à programação. Novamente sob o comando de Tiago Leifert, receberá o reforço de Alex Escobar e os comentários de Ronaldo Fenômeno. O ex-jogador colaborará com as transmissões, ao lado de Galvão Bueno, Arnaldo César Coelho e Walter Casagrande.

Já Reginaldo Leme, completando 35 anos de experiência em coberturas da Fórmula 1, terá um novo companheiro de transmissões, o piloto Rubens Barrichelo.

Novelas e filmes
Mesmo sem uma novidade impactante como foi o caso das "empreguetes" na trama de "Cheias de Charme" ano passado, as novas novelas da Globo deixaram o público curioso... "Sangue Bom", que estreia em abril na faixa das 19 horas, abordará a história de seis jovens em busca da felicidade. Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Humberto Carrão, Fernanda Vasconcellos, Isabelle Drummond e Jayme Matarazzo formam o núcleo central da trama.

Vestidas de noivas, Fernanda Torres e Andréa Beltrão protagonizaram cena de beijo

"Amor à Vida" marcará a estreia de Walcyr Carrasco no horário nobre e será estrelada por Paolla Oliveira, Mateus Solano e Malvino Salvador. Para as 23 horas a grande expectativa é "Saramandaia", novela de Ricardo Linhares, livremente inspirada na obra de Dias Gomes.

Já para a faixa das 18 horas a espera é por "Joia Rara", que será encabeçada pela atriz mirim Mel Maia, além de Mariana Ximenes, Caio Blat, Nathalia Dill, Paula Burlamarqui, Marcos Caruso e Cauã Reymond.

E, em 2013, filmes de sucesso invadem a telinha. Em uma propaganda criativa, em que personagens interagem com diferentes paisagens do Brasil, a emissora revelou sua grade de filmes.

No Ceará, sobrevoando Canoa Quebrada, surge a animação "Como treinar o seu dragão". Em outros pontos turísticos aparecem destaques de "Alice no País das Maravilhas", "Os Mercenários 2" e "A Saga Crepúsculo". É esperar para ver e curtir.

TICIANA DE CASTROESPECIAL PARA O ZOEIRA

Seis prédios atingidos por fogo na Saara, no Rio, serão demolidos


Atualizado em 30/03/2013 10h26

Demolição dos imóveis já começou, diz subsecretário.
Ruas da região estão interditadas para o rescaldo.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

Prédios são demolidos após incêndio na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Prédios são demolidos após incêndio na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Seis imóveis da Rua Buenos Aires, na Saara, Centro do Rio, atingidos por um incêndio na madrugada deste sábado (30), serão totalmente demolidos, informou o subsecretário de Defesa Civil do Município, Márcio Motta. O trabalho de demolição dos prédios já está sendo feito e, por isso, a Rua Buenos Aires ficará interditada até a segunda-feira (1º) entre a Avenida Passos e a Rua Regente Feijó, disse o subsecretário.
Já o prédio da Papelaria Caçula, na mesma rua, onde o fogo teria começado por volta das 22h de sexta-feira (29), terá apenas os dois pavimentos superiores demolidos.
As ruas Regente Feijó, entre a Rua Senhor dos Passos e a Rua Buenos Aires, e a Rua Gonçalves Ledo, entre a Rua Senhor dos Passos e o Beco do Tesouro, também estão interditadas, segundo o Centro de Operações da Prefeitura. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientam os motoristas nas vias e não há retenção. A Avenida Passos está totalmente liberada, com interdição apenas do acesso para a Rua Buenos Aires.
Por volta das 2h destre sábado, os bombeiros controlaram o incêndio que atingiu sete casarões na Saara, centro comercial popular do Rio de Janeiro, que abriga cerca de 1.200 lojas. Na manhã deste sábado, havia muita fumaça no local e bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo.
O incêndio teria começado por volta das 23h de sexta-feira (29) na Papelaria Caçula, na Rua Buenos Aires. Representantes da empresa que estiveram no local acreditam que houve perda total do material, que estava em setes prédios. Como era feriado, não havia expediente na loja e nenhum funcionário estava no local quando o fogo começou.

Lojas populares
A Saara é a região que engloba as ruas dos Andradas, Buenos Aires, Alfândega e a Praça da República, no Centro, um polo de lojas de roupas, brinquedos, acessórios para carnaval e artigos de festas a preços acessíveis. A região também abriga tradicionais restaurantes árabes. Saara significa Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, uma associação formada em 1962 pelos comerciantes da área. São 1.200 lojas em 11 ruas que têm no Natal seu período de maior circulação de consumidores, chegando a um milhão de pessoas por dia. Em dezembro de 2012, duas lojas na mesma região foram destruídas por um incêndio.
Máquinas derrubam paredes do prédio da Papelaria Caçula, atingida pelo fogo na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Máquinas derrubam paredes de prédios atingidos pelo fogo na Saara (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Juazeiro do Norte-CE: Força do comércio varejista impressiona dirigentes da FACIC


30/03/2013 às 00:58






Demontier Tenório
Atacadão funciona na Avenida Padre Cícero ao lado do DETRAN no bairro São José (Foto: Agência Miséria)
O presidente da FACIC (Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará), Francisco Barreto, esteve recentemente em Juazeiro do Norte e deixou a cidade impressionado com o poderio econômico, principalmente a força do varejo. Um exemplo citado pelo dirigente classista na coluna do jornalista Egídio Serpa do Jornal Diário do Nordeste foi do Atacadão/Carrefour que, segundo soube, está faturando cerca de R$ 18 milhões por mês em vendas.

Vista área feita pelo repórter fotográfico Normando Sóracles do Hiper Bompreço no bairro Santa Tereza (Foto: Agência Miséria)

Afora isso, o presidente da FACIC observou que em frente ao Atacadão está sendo construída uma filial da Rede Assai do Grupo Pão de Açúcar que chega em cima de pesquisas econômicas as quais garantem mercado favorável. Francisco Barreto lembrou ainda que há alguns metros desses dois já funciona o Maxxi Atacado do Grupo Walmart, inaugurado há mais de um ano, que até já detinha em Juazeiro do Norte outra bandeira sua que é o Hiper Bompreço no bairro Santa Tereza.

Maxxi Atacado funciona às margens da Avenida Padre Cícero entre os bairro São José e Antonio Vieira (Foto: Agência Miséria)

Uma recente publicação da Revista Exame revela que o crescimento juazeirense, nos últimos três anos, é maior que o da China o que está comprovado em números. São grandes investimentos que vão se implantando na terra de Padre Cícero de olho no invejável potencial de consumo da ordem de R$ 570 milhões por ano. Existe ainda uma estimativa que esse valor quase quadruplicará até o fim da presente década. Essa revelação ocorre com base em uma pesquisa exclusiva da consultoria americana McKinsey, complementada por dados da empresa de geomarketing Escopo.

Juazeiro do Norte-CE: Em uma das maiores chuvas do ano, cidade vive dia de caos

André Costa
Na Avenida Virgílio Tavares, bairro Vila Fátima, a ponte caiu e duas pessoas ficaram levemente feridas (Foto: Chinês/Agência Miséria)
A lenda diz que o inverno tem grandes possibilidades de ser bom caso chova no dia de São José. Parece que, dessa vez, a lenda tornou-se realidade, pelo menos nas últimas semanas, que choveu de forma intensa no Cariri, registrando as maiores chuvas do Estado e superando sua própria marca histórica.
 
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), desde o último dia 19, a média de pluviosidade na região tem sido de 114 milímetros, quase o dobro da média dos últimos 30 anos, que é de 67 mm.
 
Mas a alegria e alivio de ver cair do céu aquela que será a salvadora para muitos gados que todos os dias morrem de fome e cede, ou para as plantações que atrofiam em meio a tanto calor, também gera caos nas cidades que não possuem infraestrutura para receber chuvas de médio porte, quiçá fortes tempestades como foi o caso dessa madrugada em Juazeiro do Norte.
 
Segundo a FUNCEME, a Capital da Fé teve uma das maiores chuvas do ano, com os marcadores apontando 100 milímetros na zona urbana e 67 na zona rural. Com isso, diversos bairros ficaram alagados e alguns deles, a situação foi ainda mais grave, com ruas interditadas, pontes caídas, buracos nas vias e carros submersos.
 
Na Avenida Virgílio Tavares, no bairro Aeroporto, a via ficou alagada complicando o trânsito local (Foto: Chinês/Agência Miséria)

Na Avenida Virgílio Tavares, bairro Vila Fátima, uma ponte caiu e duas pessoas ficaram levemente feridas, um motoqueiro e um ciclista que passavam pelo local no momento do desabamento, tiveram leves escoriações pelo corpo, sendo socorridos por populares.
 
Na mesma Avenida, entretanto, no bairro Aeroporto, a via ficou alagada complicando o trânsito local e causando dificuldades para aqueles que tentavam trafegar a pé. Situação parecida foi registrada na Domingos Sávio, bairro Pio XII, onde os alagamentos quase derrubaram outra ponte, a precariedade fez com que o Gestor Municipal, Raimundo Macedo, fosse até o local analisar as condições do bairro. Ele não gravar entrevista.
 
Na Lagoa Seca, mais precisamente na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, a drenagem que havia sido realizada a poucos dias não suportou as novas chuvas e deixou a via totalmente inundada. Carros exposto em uma concessionaria, ficaram submersos com o rápido aumento do nível da água.
 
Entulhos e muita lama tomou conta da Avenida José Bezerra, que teve afundamento de algumas partes do asfalto e diversas buracos, já existente, foram agravados. A população, ecoa um só grito, e pede, de uma vez por todas, “melhorias na drenagem da cidade, e reparos urgentes na malha viária. O poder público não pode continuar nos enganando com promessas e medidas paliativas, temos direito de viver com dignidade, pagamos altos imposto para isso”, disse Lúcia Custódio, moradora que teve parte da sua casa invadida pelas águas.
 
Crato
 
Basta o inverno chegar e o “Fantasma do Canal” já assombra a população Cratense que, com as chuvas de ontem, tiveram mais motivos para se preocupar. A cidade do Crato registrou a segunda maior chuva de 2013, com 130 mm, sendo superada apenas por Jardim, que no dia 14 de Janeiro choveu 137 milímetros.
 
A situação precária de Juazeiro se assemelha com a do Crato, que teve vários pontos de alagamentos, vias tomadas por entulhos e alguns bairros deixando os moradores ilhados.  

Juazeiro do Norte-CE: Jovens são presos com maconha


30/03/2013 às 00:51






Normando Sóracles
João Cícero Pereira Carneiro, 20 anos e José Welton Santos de Brito, 21 anos, foram presos (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)
Uma moto ocupada por dois homens em alta velocidade nas proximidades do hospital regional na tarde dessa sexta feira santa (29), despertou policiais ocupantes de uma viatura da cidade Missão Velha que  chegava ao Juazeiro. Na freqüência o CIOPS alertava para que fosse abordados ocupantes de  motos com dois  elementos, pois uma dupla teria  efetuado disparos contra uma mulher e um adolescente no bairro João Cabral. O Sargento  Xavier pertencente a 2ª Cia do 2º BPM, ordenou ao motorista  da viatura  que seguissem os suspeitos para  aborda-los.  Nas proximidades da estação rodoviária, os suspeitos foram alcançados e para surpresa da composição, foi encontrado com os mesmos, aproximadamente 1 Kg de maconha própria para o consumo.

João Cícero Pereira Carneiro, 20 anos e José  Welton Santos de Brito, 21 anos, ocupavam uma moto Fan placa OIB-6048 inscrição de  Juazeiro do Norte, e alegaram aos policiais que uma moto passou pelos dois, e deixou cair um pacote. Retornaram apanharam  e ficaram surpresos quando abriram, e viram que se tratava de maconha,  levando para consumir.

Moto e drogas apreendidos (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Acerto seria facilitado pela presença da adidas, patrocinadora do meia, como fornecedora do clube rubro-negroLevados  as presenças das vítimas lesionadas a bala que foram socorridas para o Hospital Regional, ficou constatado que os dois não tinham nenhum envolvimento.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Morre mais um passageiro do ônibus que caiu em barranco na Anhanguera


  Atualizado em 29/03/2013 22h52

Funcionário da Cometa é a terceira vítima fatal do acidente desta sexta.
Veículo fazia a linha São Paulo-Campinas e tombou na altura de Vinhedo.

Do G1 Campinas e Região

Ônibus cai em ribanceira na Rodovia Anhanguera e deixa mortos e feridos, em Vinhedo (Foto: Gilberto Nascimento Pereira / VC no G1)Ônibus caiu em ribanceira na Rodovia Anhanguera
(Foto: Gilberto Nascimento Pereira / VC no G1)
Morreu na noite desta sexta-feira (29), no Hospital Dr. Mário Gatti em Campinas (SP), a terceira vítima do ônibus que caiu em uma ribanceira na Rodovia Anhanguera, em Vinhedo (SP). Segundo a assessoria da unidade médica, o homem, de 34 anos, teve traumatismo craniano, chegou a ser atendido, mas não resistiu. Outras 27 pessoas ficaram feridas.

O ônibus rodoviário intermunicipal fazia o itinerário São Paulo-Campinas com 34 passageiros. De acordo com a assessoria do Mário Gatti, Edson Rodrigo da Silva era funcionário da Viação Cometa e pegava carona no veículo.

Segundo a concessionária responsável pelo trecho, a AutoBan, 16 pessoas tiveram ferimentos leves e outras quatro ferimentos moderados. Os outros sete feridos, segundo a polícia, tiveram escoriações, receberam atendimento no local e foram liberados em seguida. O restante dos passageiros do ônibus não se feriu.
Volante puxado por passageiro
A concessionária informou que o veículo passava pelo quilômetro 79, no sentido interior, quando o acidente ocorreu. O motorista do ônibus relatou à reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo no interior paulista, que o acidente teria sido provocado por um passageiro que tentou segurar a direção do ônibus durante o trajeto.
"Do nada, ele saiu e puxou a direção. Não falou nada. O carro não tem cabine [separando os passageiros do condutor] porque é usado em viagens curtas", contou o motorista Reginaldo Gomes enquanto recebia atendimento médico com as outras vítimas no local do acidente.
Trânsito e resgate
Equipes dos bombeiros, Samu, Polícia Militar Rodoviária e da concessionária trabalharam no resgate das vítimas. O trânsito foi interrompido na faixa da direita e no acostamento, o que causou lentidão no trecho e um quilômetro de congestionamento. O tráfego foi liberado totalmente e voltou à normalidade às 19h30, segundo a AutoBan.
Em nota, a assessoria de imprensa da Viação Cometa informou que apura as causas do acidente e "que está dando toda a assistência necessária aos passageiros e familiares". Segundo a Polícia Rodoviária, o caso será registrado na delegacia do município de Vinhedo, que fica responsável por apurar as causas do acidente.
Ônibus cai em ribanceira na Rodovia Anhanguera e deixa mortos e feridos, em Vinhedo (Foto: Reprodução / EPTV)Ônibus saiu de São Paulo e acidente ocorreu na altura do município de Vinhedo (Foto: Reprodução / EPTV)
Empresário registrou resgate
O microempresário Gilberto Nascimento Pereira, de 43 anos, mora nas imediações do local do acidente e foi um dos primeiros a chegar à rodovia após a queda do veículo. Ele conta que ele e os vizinhos ouviram o barulho da batida e acionaram imediatamente o resgate.

ONU receia alta de prisão arbitrária


Por causa da Copa

29.03.2013
O grupo de trabalho pediu ao governo que todos os presos tenham direitos internacionais e humanos respeitados
Brasília. A Organização das Nações Unidas (ONU) está receosa com o aumento de prisões arbitrárias por causa de grandes eventos que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. No relatório preliminar da visita de dez dias que o Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária da ONU fez ao País, a missão da entidade ouviu relatos de que ocorreriam pressões para que fossem efetuados prisões e confinamentos compulsórios de dependentes de drogas, na maioria jovens, pobres e desabrigados, num esforço para “limpar” as ruas.
Os membros da ONU, que estiveram em Fortaleza, se diz preocupado com o que considera uso excessivo de privação de liberdade foto: Agência Brasil
O grupo de trabalho também se diz preocupado com o que considera uso excessivo de privação de liberdade de cidadãos e com as deficiências em relação à assistência jurídica a presos e detidos. De acordo com os integrantes do grupo, a prática é o recurso mais comum usado no País, seja quando é tratado na esfera administrativa ou no âmbito da Justiça criminal.
“Existe uma cultura do uso de privação de liberdade como a norma e não como uma medida excepcional reservada para delitos graves, conforme exigido pela normas internacionais de direitos humanos”, disse o advogado chileno Roberto Garretón, ao fim da visita oficial que o organismo da ONU fez ao País.
Acesso à Justiça
Outro ponto destacado no relatório é a dificuldade dos pobres de ter acesso à Justiça. A maioria deles, segundo a entidade, não tem recursos para pagar advogados, e a Defensoria Pública é deficiente. Muitos só se reúnem com o defensor na ocasião de uma audiência no Judiciário.
“Há estados que não têm defensoria pública e em algumas cidades os defensores chegam a ter 800 casos, o que torna impossível fazer uma boa defesa. Isso é uma coisa que tem que melhorar rápido”, disse Garretón .
A entidade argumenta que pouco mudou para modificar a cultura do encarceramento no Brasil, mesmo com a mudança na legislação em 2011 que possibilitou a adoção de penas alternativas para quem comete infrações mais leves. Atualmente, o País tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, com cerca de 550 mil presos, dos quais 217 mil (39,45% do total) estão em prisão preventiva.
O grupo de trabalho pediu ao governo federal que todos os presos tenham direitos internacionais e humanos respeitados. A delegação visitou prisões, delegacias, centros de detenção para migrantes e instituições psiquiátricas em Fortaleza, Campo Grande, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Felipe não treina no Flamengo depois de curtir noitada até altas horas

 


Goleiro ficou fora do treino desta sexta-feira e alegou dor de cabeça
Goleiro ficou fora do treino desta sexta-feira e alegou dor de cabeça Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Diogo Dantas
Tamanho do texto A A A
A dor de cabeça que teria tirado o goleiro Felipe do treino do Flamengo, na manhã desta sexta-feira, vai ser maior do que o esperado. O jogador passou a última madrugada acompanhado da namorada e um casal de amigos em um bar no Recreio, e se estranhou com torcedores que o identificaram em uma lanchonete, já quase de manhã.
A ausência no treino e o comportamento extracampo já chegaram aos ouvidos do diretor Paulo Pelaipe, que prometeu fazer cobranças ao goleiro. Mesmo tendo dormido pouco, Felipe se apresentou às 9h no Ninho do Urubu, mas alegou dor de cabeça, e teria ficado na academia fazendo reforço muscular.
A noitada aconteceu no bar/boate Espetto Carioca, mas o contato com torcedores foi em uma loja da rede de fast food McDonald’s. Lá, Felipe tirou satisfação ao ouvir seu nome em meio a conversa de dois amigos, e não gostou de estar sendo repreendido pela aparição noturna.
Através de sua assessoria, Felipe deu sua versão, e negou qualquer discussão.
"Saí com meu pai e minha namorada, sim, mas não teve discussão nenhuma em nenhum lugar. Quem disse isso está mentindo", afirmou.

Missão Velha-CE: Cachoeira já é atração


Elizângela Santos
A queda d´água tem 12 metros e é considerada o portal de entrada do processo civilizatório na região. (Foto: Elizângela Santos)
Um espetáculo de rara beleza na região é proporcionado durante as chuvas de março no Cariri. A Cachoeira de Missão Velha, o portal de entrada do processo civilizatório da região, é um dos mais belos postais. A queda d´água de 12 metros atrai para o local turistas de várias localidades durante esta fase do ano.

Formada pelo Rio Salgado, a cachoeira fica a 3 quilômetros da cidade e integra o Geopark Araripe. Neste ano, mesmo com as chuvas na localidade, que chegam a mais de 260 milímetros, e em outras cidades da região, ainda é pouco o acúmulo de água nos reservatórios. No Cariri, devido à incidência das chuvas que caíram no últimos dias, a gerencia regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fez análises de monitoramento das vazões dos açudes e poços artesianos tubulares profundos. Mas ainda não houve precipitações suficientes para recarregar significativamente nenhum dos reservatórios. Todos estão com volume hídrico abaixo do satisfatório.

Pouca água

No açude Quixabinha é onde a situação é mais crítica. O maior açude da região, o Thomaz Osterne de Alencar, o Umari, está com apenas 4.800 mil metros cúbicos, o que corresponde a 16% de sua capacidade. O açude, com a escassez de chuvas este ano, chegou a 10% de sua capacidade, uma das mais baixas das últimas décadas.

Atualmente, quantidade de água que passa pela bacia hidrográfica do Rio Salgado está sendo supervisionada através da estação de monitoramento de Icó. Um dos pontos onde a vazão é maior é na Cachoeira de Missão Velha, que após 264 milímetros de chuvas, em uma semana, já apresenta forte correnteza. A população local aproveita a modificação do cenário raro para pescar e tomar banho nas águas do Rio Salgado. Outra área em que o acúmulo de água também foi significativo é a passagem do Rosário, no Município de Milagres. No Crato, apesar de ainda estar em obras, o Canal do Rio Granjeiro continua resistindo às chuvas. No momento, a Cogerh está realizando uma campanha de análise e qualidade das águas dos reservatórios.

Mesmo com as chuvas ocasionadas em março deste ano, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que o inverno fique abaixo da média este ano, mas os agricultores aproveitam para encher reservatórios, principalmente para matar a sede dos animais.



Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato, Chico Alves, caso não houvesse chuva até o dia de São José, no 19 último, sequer daria para colher as plantações que restaram de milho e feijão. A grande preocupação seria a perda dos animais, já que muitos estavam morrendo de sede e fome, pela falta do pasto.

Alimento do rio

Mas, além do espetáculo proporcionado aos moradores e turistas na cidade de Missão Velha, alguns aproveitam o grande volume de águas para obter o peixe da ceia da Semana Santa, como é o caso do agricultor, Cícero Francisco Brito, morador da localidade. Ele disse que, neste ano, mais uma vez, mesmo com as dificuldades, terá a oportunidade levar para casa o curimatã e o piau. Os peixes de pequeno porte das águas doces do Salgado enchem a mesa dos moradores pobres das áreas próximas.

Mas a Cachoeira é histórica, remonta o século XVII com os primeiros habitantes da região. Eram os índios Kariris, povos que viverem na região do Araripe. De acordo com historiadores locais, a queda d´água foi um importante centro cerimonial e ritualístico dos indígenas. O empresário Waldery Rodrigues Júnior, ressalta a importância histórica, natural e turística da área.

Ematerce realiza limpeza em açudes

Uma experiência inovadora para favorecer a qualidade e aumentar a capacidade de acúmulo de água nos reservatórios do Estado está sendo realizada por meio da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

O projeto piloto em 25 açudes do Ceará foi iniciado nas cidades de Piquet Carneiro, Quixeramobim e Madalena, onde as dificuldades com escassez de água estava mais crítica.

O projeto envolveu recursos na ordem de R$ 500 mil. Mas segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, há possibilidade de estender o programa com apoio do governo, em outros municípios cearenses.

Mais recursos

Ele disse que fará a solicitação de recursos, já que a experiência vem sendo bem sucedida nos locais onde houve a limpeza dos reservatórios.

"Temos dois grandes objetivos com esse trabalho. Um deles é possibilitar uma água de melhor qualidade e o outro é o aumento da capacidade dessas áreas" explica.

O presidente da Ematerce afirma que as chuvas dos últimos dias têm deixado os agricultores esperançosos, mesmo com os prejuízos causados com os primeiros cultivos.

Ele lembra das previsões da Funceme, de um inverno abaixo da média histórica, e ressalta a dinâmica da meteorologia.

Com as chuvas até o dia 10 de abril, é esperado que uma nova realidade se desenhe no cenário produtivo da agricultura.

Cerca de 35% da área estimada do Estado, conforme Pimenta, já está com o plantio das sementes distribuídas pelo governo. Além dos 8% de área de replantio, em virtude dos prejuízos causados pelas primeiras terras cultivadas e a estiagem, que não possibilitou o desenvolvimento da lavoura.

Replantio

No Cariri está a maior parte das áreas plantadas, principalmente por ser a região do Estado que apresenta melhor índice de chuvas. Mas, as precipitações continuam mal distribuídas em todo Estado do Ceará.

Trabalhadores rurais do Cariri e Centro-Sul já estão fazendo o replantio de algumas culturas, na esperança de que as precipitações tenham continuidade. Os mais otimistas esperam já tirar a primeira colheita a partir do mês de maio.

Fonte: Diário do Nordeste

Ipaumirim-CE: PRF prende dupla com duas pistolas que seriam usadas em um homicídio


Richard Lopes
Os federais prenderam Josimar Vieira Bandeira, 29 anos, e seu sobrinho Mateus Vieira Bandeira, 18 anos. (Foto: Richard Lopes/Agência Miséria)
Uma operação realizada pelos Policiais Rodoviários Federais Núcleo de Operações Especias – NEO, composta pelos inspetores Sidney, Jackson e Morgana, resultou na abordagem de um veiculo Gol de placa CYG – 7152 (SP), no km-414, da BR-116, próximo ao trevo de lavras da mangabeira, município de Ipaumirim.

Dentro do carro vinham três pessoas, sendo dois homens e uma mulher de um deles com um bebê de 1 ano e 8 meses. Os federais prenderam Josimar Vieira Bandeira, 29 anos, e seu sobrinho Mateus Vieira Bandeira, 18 anos, ambos naturais de Jaguaribara.

Com eles os policiais encontraram duas pistolas .40, com numerações raspadas e dois carregadores com 14 e 15 munições. Josimar disse que tinha comprado cada uma delas na feira do rolo em São Paulo por R$ 3.500,00 e confessou que, ele e o sobrinho iriam matar uma pessoa na sua terra natal.

Os policiais encontraram duas pistolas .40, com numerações raspadas e dois carregadores com 14 e 15 munições. (Foto: Richard Lopes/Agência Miséria)

O motivo seria vingança, por ter matado o pai de Josimar, José Bandeira, a tiros, no interior de um bar.  Os acusados foram encaminhados à Delegacia Regional de Policia Civil de Icó e apresentados ao delegado plantonista Alexandre Saunders para serem autuados em flagrante.

Juazeiro do Norte-CE: Latrocida da funcionária do shopping foi morto quando jogava sinuca em um bar


Rogério Ferreira Nunes, de 26 anos, seria o autor do latrocínio contra Raimunda Monteiro. (Foto: Chinês/Agência Miséria)
Exatamente uma semana após, novo homicídio foi registrado em Juazeiro do Norte por volta das 18 horas desta quinta-feira, sendo o 11º do mês de março e o 33º do ano. Rogério Ferreira Nunes, de 27 anos, residia na Rua Clotilde Norões Mota, 225 (Triângulo) e estava jogando sinuca com amigos em um bar no cruzamento das ruas Joaquim Figueiredo e Valdomiro Marçal naquele bairro. De repente, chegaram dois homens em uma moto Honda Fan de cor vermelha mandando parar o jogo.

Um deles olhou no rosto de Rogério, sacou um revólver e começou a atirar sem qualquer discussão prévia. Segundo o Subtenente Cavalcante do Ronda do Quarteirão, nenhum dos acusados se preocupou em cobrir o rosto, mas os presentes não os conheciam. De acordo com a polícia, Rogério responde processo por homicídio e estava em liberdade. Ele seria o autor do latrocínio contra Raimunda Monteiro de Lima, então com 36 anos, a Raimundinha, no dia 31 de dezembro de 2008.

Raimunda Monteiro de Lima, então com 36 anos, a Raimundinha, foi morta quando estava chegando ao serviço na tarde de um sábado quando caminhava sozinha pela rua entre a central de vendas e o Ginásio Poliesportivo. (Foto: Arquivo/Agência Miséria)

Ela trabalhava em um restaurante na Praça de Alimentação do Cariri Shopping Center em Juazeiro e estava chegando ao serviço na tarde de um sábado quando caminhava sozinha pela rua entre a central de vendas e o Ginásio Poliesportivo. Rogério e um menor de iniciais C. E. L. R, então com 17 anos, trafegavam em uma bicicleta quando se aproximaram da vítima para tomar-lhe a bolsa. Ele sacou um revólver e atirou contra a cabeça de Raimundinha.

Reveja as imagens abaixo:



A Polícia Militar agiu rápido e meia hora depois prendeu os acusados, enquanto a funcionária do shopping viria a falecer três dias após no Hospital Santo Antonio de Barbalha. Na época, os PMs encontraram com a dupla o revólver calibre 38 usado no crime com dois cartuchos. Rogério puxou o gatilho duas vezes, sendo que uma cápsula "bateu catolé" e a outra estava deflagrada. Raimundinha ainda foi socorrida por um motoqueiro que passava no local, mas não resistiu à gravidade do ferimento

A Polícia Militar agiu rápido e meia hora depois prendeu os acusados: Rogério e um menor de iniciais C. E. L. R, então com 17 anos. (Foto: Arquivo/Agência Miséria)

Na delegacia, o adolescente chorou e até simulou orações pedindo para que a mulher não morresse. Antes, já tinha confessado a prática do latrocínio contra a indefesa mulher e mãe de uma filha além de denunciar seu comparsa Rogério Ferreira com autor do disparo. No mesmo dia, o menor foi posto em liberdade para curtir o réveillon junto com os seus parentes e amigos. Rogério ficou preso, mas não demorou muito tempo na cadeia.

Choveu em 54 cidades do Ceará nesta sexta-feira, diz Funceme


Em Juazeiro do Norte, internauta flagrou uma árvore que caiu e interditou uma rua no Parque São Geraldo por conta da chuva. (Foto: Jackson Pilha)
Choveu em 54 cidades do Ceará entre a noite de quinta-feira (28) e manhã desta sexta-feira (29), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizado às 10h05 desta sexta.

As chuvas ocorreram em todas as regiões do estado, exceto nas cidades do Inhamuns. As maiores precipitações ocorreram na região Cariri. Em Ipaumirim, a precipitação foi de 37 milímetros, e em Barro, 35 milímetros.

As chuvas confirmam o prognóstico da Funceme para a Semana Santa, que afirmou que haveria chuva no estado durante o fim de semana.

Em 22 de março, a Funceme reafirmou o prognóstico para a estação chuvosa deste ano no Ceará. As condições atmosféricas e oceânicas continuam desfavoráveis às precipitações no estado e persiste uma maior probabilidade de chuvas abaixo da normal até o fim de maio.

Fonte: G1-CE

Grande Fortaleza: Abastecimento de água será totalmente restabelecido na terça-feira, admite Cagece


Até 15h30 da sexta-feira (29), ainda não havia chegado água em vários bairros da Capital cearense. (Foto: Natinho Rodrigues)
Calor de até 33º Celsius, tempo abafado e falta de água na Cidade. A Sexta-feira Santa na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) realmente não fez jus ao nome. Ao contrário, prejudicou os planos no feriado de centenas de famílias da Capital e de cidades vizinhas.

Até as 15h30 desta sexta-feira (29), a maior parte das residências ainda não registrava uma gota d´água sequer nas torneiras. E, se em alguns lugares, a situação pode melhorar com a retomada paulatina do serviço; em outros, pode piorar.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) confirmou à Redação Web do Diário do Nordeste que nas áreas mais afastadas e, também, elevadas de Fortaleza, a água só deve chegar às torneiras até o meio-dia de terça-feira (2). "Locais mais periféricos, também conhecidos como ponta-de-rede e áreas com topografia mais elevada, como, por exemplo, a região de entorno de Messejana, o abastecimento somente deverá ser normalizado até o meio-dia de terça-feira", informou a assessoria de imprensa da empresa. Contudo, a Cagece adiantou, ainda, que, nas áreas mais centrais de Fortaleza, o fornecimento deverá ser normalizado até o fim do dia de sábado (30).

Clientes reclamam nas redes sociais

A Redação Web perguntou aos leitores, através das redes sociais, pela internet, se o fornecimento já estava normalizado, qual o bairro e horário que tinha voltado o abastecimento. Em minutos, centenas de pessoas já tinham respondido, sendo que a maioria das postagens ratificava o sofrimento da população com a continuidade da falta de água em casa.

Em Messejana, Jardim Iracema, Álvaro Weyne, Conjunto Ceará, Henrique Jorge, Barra do Ceará, Antônio Bezerra, Vila Velha, Praia do Futuro, Siqueira, Vila

Pery, Jacarecanga, Carlito, Passaré, Joaquim Távora, Castelão, Vicente Pinzon, Bairro de Fátima, Maraponga, João XXII, Cajazeiras, Bom Sucesso, Colônia, Bela Vista, Parque Santa Maria, Mucuripe, Castelo Encantado, entre vários outros bairros citados pelos internautas, a água não havia chegado até a metade da tarde de sexta-feira.

Parte dos cearenses prejudicados que, se manifestou na internet, ainda reclamou da data escolhida (feriado) pela Cagece para realizar o procedimento técnico de manutenção na Estação de Tratamento Gavião (ETA Gavião), que abastece a RMF. Foram executados quatro injetamentos em tubulações e alguns serviços de manutenção na Estação.

Problema retardou retorno do abastecimento, mas ETA Gavião voltou a funcionar em sua totalidade

Na realidade, a empresa paralisou o fornecimento na quinta-feira (28), contudo a companhia informou que houve um atraso na retomada do abastecimento para parte da Cidade em virtude de um defeito em um registro de descarga no trecho de uma adutora, localizada na Avenida Pompílio Gomes, na chegada à Avenida Perimetral.

Isso retardou a liberação do bombeamento da água. Conforme a Cagece, a ETA Gavião está funcionando normalmente, portanto, a água deve percorrer as tubulações e chegar aos bairros de acordo com a localidade de cada um deles. Às 20 horas de quinta-feira (28) foi liberado o abastecimento para a região Oeste, e às 9h30 desta sexta-feira, das regiões Norte e Sul.

Fonte: Diário do Nordeste

Decotada, Nicole Bahls estrela campanha da própria grife fitness


Nicole Bahls fotografou para a nova campanha de sua grife fitness Clarabella na última quinta-feira (28) em Salvador, na Bahia. (Foto: Alex Dantas / AgNews)
Nicole Bahls posou como modelo da nova campanha de sua grife fitness, Clarabella, e exibiu um generoso decote e ótima forma. Os cliques foram feitos na última quinta-feira (28) em Salvador, Bahia.

O look mesclou estampa de zebra com uma legging preta. Ela também usou polainas pretas e acessórios dourados.

Fonte: Terra

Cadela cai em penhasco de 30m e é resgatada por bombeiros em SC


29/03/2013 16h59 - Atualizado em 29/03/2013 16h59


Animal ficou preso em buraco por cerca de três dias em Navegantes.
Ela foi encontrada magra e assustada; bombeiros esperam adoção.

Do G1 SC

Cachorra ficou mais de três dias em buraco (Foto: Corpo de Bombeiros de Navegantes/Divulgação)Cachorra ficou mais de três dias em buraco (Foto: Corpo de Bombeiros de Navegantes/Divulgação)
Uma cachorra de médio porte que caiu de um penhasco em Navegantes, no Vale do Itajaí, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros da cidade na manhã de quinta-feira (28). De acordo com a corporação, ela ficou presa em um buraco por cerca de três dias.
Os bombeiros acreditam que ela tenha ido atrás de algum animal e caído de um penhasco de cerca de 30 metros. Ela ficou presa em um buraco no meio de um morro. Funcionários de uma empresa próxima ao local escutaram os latidos da cadela e os bombeiros foram acionados.
Segundo a corporação, para o resgate foi preciso abrir caminho na mata fechada no morro. Depois, foi feito rapel, em que um homem desceu por um cabo até o local onde estava a cadela. Depois, ele desceu com ela até o pé do morro. A cachorra estava magra e assustada, mas não estava ferida. O local onde ela caiu fica em uma pedreira desativada.
O animal foi levado para o quartel do Corpo de Bombeiros. De acordo com vizinhos, a cachorra não tinha dono e como não há canis em Navegantes, a cachorra ficará no quartel até ser adotada. 

Pela 1ª vez na vida, menina usa boca para comer após depender de sonda


 Atualizado em 29/03/2013 14h15

Moradora de São Carlos, garota de 11 anos experimentou gelatina e suco.

Problema no aparelho digestivo obriga garota a utilizar bombas infusoras.

Fabio Rodrigues Do G1 São Carlos e Araraquara

Caliane tomou suco de uva, água e experimentou gelatina  (Foto: Gislaine Clara Boni/Arquivo pessoal)Caliane tomou suco de uva, água e experimentou gelatina (Foto: Gislaine Clara Boni/Arquivo pessoal)
Após 11 anos se alimentando por sonda, Caliane Boni Roque da Silva, de São Carlos (SP), comeu pela boca pela primeira vez na vida. A menina experimentou gelatina de framboesa, tomou água e suco de uva na terça-feira (26) depois de realizar uma endoscopia. “Ela já tinha paladar, mas pela ansiedade do que está acontecendo disse que a experiência foi bem diferente. Quando tomou o suco, falou que era gelado e que sentiu um arrepio. Agora é tudo uma questão de adaptação”, contou a mãe, Gislaine Clara Boni.

Caliane está internada no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, onde passa por tratamento para reverter um problema no aparelho digestivo que até então a impedia de se alimentar pela boca. A menina, que passou por 11 cirurgias durante a vida, ficou cinco meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última semana de fevereiro deste ano, ela foi transferida para o setor de pediatria após se recuperar de um procedimento para reconstrução do intestino, feito no dia 30 de janeiro.

Desde o nascimento, a garota recebe alimento líquido, injetado por duas bombas infusoras. O nutriente especial tem custo mensal de R$ 5 mil, que é coberto pelo plano de saúde da família. A mãe de Caliane diz que a filha foi vítima de um erro médico quando tinha três dias de vida. Diagnosticada com hérnia de hiato, a bebê passou por um procedimento cirúrgico que deu errado. Desde então, ela convive com as sequelas.
Caliane ganhou ovo de Páscoa das enfermeiras no hospital (Foto: Gislaine Clara Boni/Arquivo pessoal)Caliane ganhou ovo de Páscoa das enfermeiras no
hospital (Foto: Gislaine Clara Boni/Arquivo pessoal)
Na última terça-feira (26), Caliane passou por uma endoscopia para dilatar o esôfago. O resultado do exame surpreendeu a equipe médica e a família. “Os médicos, os enfermeiros, todo mundo vibrou com os avanços. Fiquei até meio passada, não conseguia comemorar, achava que era um sonho. Eu e a Cali não acreditávamos”, relatou a mãe.

Melhoras
Depois de realizar o procedimento, Caliane tomou um remédio protetor gástrico pela boca e no mesmo dia bebeu suco e comeu gelatina. Feliz, ela brincou com a fisioterapeuta, com os tios da mãe que vieram dos Estados Unidos para visitá-la no hospital e até usou uma tiara de coelho para comemorar a Páscoa com as enfermeiras.

“Às vezes ela fica muito quieta. Eu pergunto: Cali, você está acreditando no que está acontecendo? Ela responde: não mãe, eu não consigo. O que ela fala muito é dos sonhos de ter uma vida normal, poder passear com as amigas, ir à escola e ninguém ficar olhando para ela. Poder vestir um biquíni, além de não usar mais as bombas infusoras”, disse Gislaine.

A menina deve realizar outra endoscopia neste sábado (30). Apesar dos avanços, os médicos ainda não sabem definir quantas vezes mais ela precisará repetir o procedimento. Segundo a mãe, a expectativa é que a filha receba alta e possa voltar para casa no próximo mês.

“Não consigo explicar, mas ver ela bem é uma sensação de sonho realizado. Mesmo tendo passado momentos de sofrimento, como ficar longe da minha casa, do meu filho, parar a minha vida, me afastar do trabalho, valeu muito a pena. Ver ela comendo pela primeira vez é algo difícil de descrever. Foi uma sensação única, algo novo para mim, que esperei por 11 anos, busquei e consegui”, explicou Gislaine.
Caliane com os tios da mãe dela que moram nos Estados Unidos (Foto: Gislaine Clara Boni/Arquivo pessoal)Caliane brinca com os tios da mãe dela que moram nos EUA (Foto: Gislaine Clara Boni/Arquivo pessoal)
Campanha
A história da menina de São Carlos ficou conhecida depois que os pais dela decidiram ir às ruas e iniciar uma campanha para arrecadar recursos para a operação, com custo estimado em R$ 120 mil. A princípio, o plano de saúde se recusou a pagar o valor.

Desesperada com a situação, a família utilizou as redes sociais para conseguir ajuda. O apelo atingiu um grande número de pessoas que se sensibilizaram com o caso. Em um mês, foram arrecadados cerca de R$ 50 mil.
Por fim, um dia antes da internação da garota, uma liminar concedida pela 2ª Vara Cível de São Carlos obrigou a Fundação Cesp a arcar com o custo de uma cirurgia.
A mãe de Caliane afirma que o dinheiro arrecadado continua na conta da menina e, caso não precise ser usado, na hipótese de a decisão judicial ser definitiva, doará tudo para outra criança que precise de ajuda e que não tenha condições. “Faremos isso em comum acordo com os empresários que nos ajudaram e de uma forma transparente para toda a população”, garantiu Gislaine.
Gislaine pede ajuda no trânsito para conseguir operar a filha (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Gislaine foi às ruas pedir ajuda no trânsito para operar a filha de 11 anos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

CHEVROLET CAMARO Z/28 EXIBE NOVO VISUAL

Esportivo é equipado com V8 7.0 aspirado com mais de 500 cv de potência

por REDAÇÃO AUTOESPORTE
 

 
  atualizado às 17h04 em 29/03/2013
Novo Chevrolet Camaro Z/28 ganhou motor V8 7.0 com mais de 500 cv de potência  (Foto: Divulgação)
O novo Chevrolet Camaro Z/28 causou frisson ao ser revelado no Salão de Nova York com o visual renovado. Ainda invocadão, a dianteira ganhou uma grade mais estreitada, assim como os faróis que acabaram perdendo o leve formato arredondado. Os para-lamas bem como as saias laterais ficaram mais largos. A traseira e ganhou novo conjunto óptico, as lanternas antes divididas se transformaram em uma única peça. Segundo a GM, os retoques na carroceria foram necessários para melhorar a aerodinâmica do esportivo, que passa a ser o modelo com melhor capacidade de tração.
Chevrolet Camaro Z/28 é apresentado com mudanças na dianteira (Foto: Divulgação)
O modelo está 136 kg mais leve que o irmão maior ZL1, embora seja equipado com um bloco mais robusto. Sob o capô ele traz o apimentado motor LS7 V8 7.0 aspirado capaz de entregar mais de 507 cv de potência, força entregue às rodas traseiras por meio do câmbio manual de seis marchas e relações curtas. Ele também ganhou discos de freio de carbono e cerâmica da Brembo e rodas de liga leve de 19 polegadas.
O novo Camaro Z/28 deve chegar ao mercado americano no primeiro semestre de 2014.