Marco Antônio comemora único gol do Grêmio sobre o Millonarios
Em busca de quebrar o jejum de títulos internacionais, o Grêmio largou em vantagem na disputa por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira, a equipe gaúcha derrotou o Millonarios, da Colômbia, por 1 a 0, dentro do Estádio Olímpico, em Porto Alegre, no jogo de ida pelas quartas de final da segunda maior competição da América do Sul.


Apesar da vitória, a sensação do torcedor que compareceu ao Olímpico é de que o time gaúcho poderia ter conseguido uma vantagem mais confortável para o jogo de volta, já que o clube tricolor pressionou os colombianos de várias formas, mas não conseguiu aumentar o placar.

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo possui a vantagem do empate no segundo confronto, que acontece no próximo dia 15 de novembro, no estádio El Campín, em Bogotá.

O gol que definiu a vitória do Grêmio saiu 36 minutos do primeiro tempo. Zé Roberto fez cruzamento para a área, o zagueiro do Millonarios desviou e a bola sobrou para Marco Antônio, que desviou para a rede e fez a festa dos mais de 20 mil torcedores gaúchos.

O time tricolor quase aumentou o placar no fim da partida. Zé Roberto cobrou falta para a área, a bola passou por toda a defesa do Millonarios e sobrou para André Lima, que desviou para o gol. No entanto, o árbitro anulou o tento alegando que o atacante gremista estava impedido no momento do lance.

O jogo

Quatro importantes titulares desfalcaram o Grêmio nesta terça: Werley, Elano e Kléber nem ficaram no banco, ao contrário de Souza, que começou como suplente. A equipe entrou com Naldo na zaga ao lado de Gilberto Silva, Léo Gago e Marco Antônio no meio e Leandro no ataque, formando dupla com Marcelo Moreno.

As melhores chances da primeira etapa foram quase todas gremistas. O Millonarios só chegou com perigo duas vezes: aos 12, Otálvaro arriscou um chute rasteiro de fora da área e Marcelo Grohe se esticou para espalmar. Aos 24, Rentería fez boa jogada pela direita, invadiu a área e cruzou, mas Gilberto Silva tirou com categoria, de calcanhar.

As oportunidades do Grêmio foram, além de mais numerosas, mais claras. Aos 10, Zé Roberto cruzou, Marcelo Moreno se antecipou à zaga e cabeceou com perigo, por cima do gol. Aos 17, Fernando cruzou e Zé Roberto chegou batendo de primeira, com violência, obrigando Delgado a um verdadeiro milagre. Aos 26, Fernando cobrou falta no ângulo, mas a bola tocou na rede pelo lado de fora.

O Grêmio chegou ao gol aos 36 minutos: Zé Roberto cobrou escanteio no primeiro pau, Marcelo Moreno desviou para o segundo e Marco Antônio, livre, empurrou para a rede, de cabeça. Cinco minutos depois, Zé Roberto sofreu falta próxima à área, quase no mesmo local onde havia marcado contra o Barcelona de Guayaquil, na semana passada. Desta vez, porém, o arremate saiu alto.

O segundo tempo começou com pressão gremista. Aos quatro minutos, Leandro tocou para Marcelo Moreno, que chegou de primeira se antecipando à defesa e mandou muito perto do gol. Dois minutos depois, Léo Gago invadiu a área pela esquerda e chutou com muita força, para fora. No minuto seguinte, Leandro entrou na cara do gol e foi derrubado pelo goleiro quando tentava o drible, mas a arbitragem anulou a jogada, alegando impedimento.

Aos 13, um momento curioso. Com cãibras, o árbitro chileno Julio Bascuñan pediu atendimento médico e ficou estirado no gramado até se recuperar. O jogo ficou parado por três minutos. A parada fez bem ao Millonarios, que passou a atacar mais. Aos 19, Otálvaro cobrou falta e quase surpreendeu Marcelo Grohe.

O Grêmio logo retomou o controle da partida. Aos 24, Zé Roberto arrancou bem pela esquerda e cruzou para Leandro, que chutou para defesa em dois tempos do goleiro. Aos 31, Léo Gago chutou de fora da área e acertou a trave.

O Millonarios chegou com perigo aos 40: Rentería ganhou de Souza, entrou na área, mas, atrapalhado pela marcação, concluiu errado. Aos 45, o Grêmio teve um gol anulado pela arbitragem: Zé Roberto cobrou falta para a área, Rentería desviou para trás e André Lima, impedido, completou para a rede.

FICHA TÉCNICA:GRÊMIO 1 x 0 MILLONARIOS

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Data: 30 de outubro de 2012, terça-feira

Horário: 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Julio Bascuñan (Chile)

Assistentes: Sergio Román e Marcelo Barraza (ambos do Chile)

Público: 20.055 (16.334 pagantes)

Renda: R$ 281.775,50

Cartão amarelo: Leandro, Marco Antônio e Naldo (Grêmio); Torres, Ramírez e Martínez (Millonarios)

Gol:

GRÊMIO: Marco Antônio, aos 36 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Léo Gago (André Lima), Marco Antônio (Souza) e Zé Roberto; Leandro (Marquinhos) e Marcelo Moreno

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

MILLONARIOS: Delgado; Ochoa, Torres, Franco e Martínez; Ramírez, Ortíz (Vásquez), Candelo (Blanco) e Otálvaro; Rentería e Cosme (Perlaza)

Técnico: Hernán Torres